WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Cuidados","url":"\/cuidados"},{"text":"Adocao do gato","url":"\/cuidados\/adocao-do-gato"},{"text":"5 mitos e verdades sobre o gato vira lata","url":""}]

5 Mitos e verdades sobre o gato vira-lata

um gato mesclado sem raça definida dormindo sobre uma manta azul com fundo desfocado.

Os gatos vira-latas, também conhecidos como sem raça definida (SRD), são aqueles que não possuem um certificado de linhagem pura. Ou seja, são resultado de uma mistura entre espécies de gatos diferentes.

Infelizmente, muitos felinos sem raça são encontrados em abrigos para animais ou nas ruas, correndo o risco de sofrerem acidentes e contraírem doenças fatais. Isso acontece porque, na maioria das vezes, os tutores e tutoras não sabem muitas informações a respeito dos vira-latas e acabam escolhendo gatos com pedigree.

Mas se engana quem acha que gatos vira-latas não são uma ótima escolha para a família: esses felinos conquistam qualquer pessoa e são super populares nas casas brasileiras. Além disso, eles adoram demonstrar amor e carinho por seus tutores e tutoras, seja ronronando, amassando pãozinho ou dando lambidinhas. <3

Para esclarecer suas dúvidas e acabar com os mitos que rondam os animais sem raça, separamos uma lista com cinco mitos e verdades sobre os gatos vira-latas. Venha com a gente e saiba mais!

1. Gato sem raça definida pode tomar leite

um gato mesclado sem raça definida dormindo sobre uma manta azul com fundo desfocado.

Mito. Como já explicamos aqui no nosso site, qualquer leite que não seja produzido pela própria gata faz mal à saúde dos felinos, sejam eles vira-latas ou não.

Conforme vão crescendo, muitos gatos deixam de produzir a lactase, enzima que processa a lactose. Por isso, o organismo do felino não digere o leite da forma adequada, provocando diversos problemas de saúde, como cólica, vômito, diarreia e desidratação.

Além disso, o leite de outras espécies de animais pode desregular o organismo do felino, uma vez que possuem quantidades de gorduras, proteínas e vitaminas incompatíveis com as necessidades do gato.

2. Gato vira-lata vive mais do que o com raça

um gato de pelo preto e olhos verdes, observando algo, ao fundo uma planta verde e porta branca desfocados.

Mito. Apesar da expectativa de vida de um vira-lata ser alta (em torno dos 20 anos), diversas raças de gatos costumam viver tanto quanto eles, como é o caso do gato Americano de Pelo Curto, Bobtail Japonês e Tonquinês.

A melhor forma de garantir uma vida longa para seu felino é investindo em uma rotina saudável e ativa, com exercícios físicos, alimentação balanceada, castração e vacinas em dia. Dessa forma, você fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças comuns em gatos, como FIV, FeLV, infecções urinárias, cálculos renais e obesidade.

Além disso, é importante manter os gatos dentro de casa, para evitar fugas e acidentes que podem causar danos ao animal. Passeios ao ar livre devem ser feitos apenas na companhia de uma pessoa responsável, em ambientes controlados e com coleira.

3. Todos os tipos de gatos que vivem na rua são vira-latas

gato de pelo branco e olhos amarelos, deitado em uma janela com olhar fixo na câmera.

Mito. Como mencionamos, um gato vira-lata é aquele que não possui raça definida. O lugar onde ele habita não tem nada a ver com isso. Apesar de serem a maioria nas ruas, não são os únicos: muitos gatos com raça também são abandonados.

Infelizmente, todos correm o risco de contraírem doenças e sofrerem acidentes. Uma boa alternativa para prevenir o abandono de gatos é a castração: a cirurgia evita a gravidez indesejada e, consequentemente, reduz o número de gatos nas ruas. Além disso, ela é essencial para diminuir comportamentos agressivos e evitar doenças graves, como o câncer de mama ou de próstata.

4. Não é possível adivinhar o tamanho de um gato sem raça definida

gato caramelo sem raça definida e olhos azuis deitado na cama olhando fixamente para a câmera.

Verdade. Por não sabermos a origem do felino, fica difícil prever qual tamanho ele irá atingir na fase adulta. A mistura de espécies de gatos também pode dificultar a definição de outras características e comportamentos, como disposição para praticar atividades físicas, frequência de miados, comprimento do pelo e temperamento.

5. Cuidar de um gato vira-lata é mais fácil e barato

gato de pelo felpudo nas cores preto e branco, olhos caramelos olhando fixamente para a câmera em fundo desfocado.

Mito. Muitas pessoas acreditam que um gato vira-lata precisa de menos cuidados do que um com raça, demandando menos tempo e dinheiro de seus tutores e tutoras. Entretanto, isso não passa de uma grande mentira: todo felino, independentemente de sua origem, possui necessidades fundamentais e precisa ser tratado com carinho e responsabilidade.

Para oferecer qualidade de vida para seu pet, é preciso pensar em uma alimentação balanceada, visitar o veterinário regularmente, manter a carteira de vacinação em dia e apostar em brinquedos e brincadeiras que estimulem a prática de exercícios físicos.

Em nosso site, você encontra diversas dicas de cuidados com os felinos, desde os filhotes até os gatos idosos. Além disso, você pode contar com as rações WHISKAS® para garantir ao seu pet uma vida saudável e contente ao seu lado

Nossas receitas são desenvolvidas de acordo com as orientações do Centro de Pesquisas WALTHAM®, uma das autoridades mundiais líderes em nutrição, cuidado e bem-estar animal. Elas contam com a quantidade ideal de nutrientes para cada fase da vida, além de um sabor irresistível que todo gato adora e que faz ele se sentir amado todos os dias. 

Acesse nosso site e confira todas as linhas de rações secas, sachês e petiscos. Leve um alimento 100% completo e balanceado para casa e garanta muitos ronronados em todas as refeições!

Gostou do conteúdo? No site WHISKAS® você encontra diversas informações sobre alimentação, saúde e comportamento dos felinos. Confira e descubra tudo sobre os gatos!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras