Muitas pessoas acreditam que o leite faz bem para gatos, inclusive, esse hábito é muito comum em desenhos e filmes. Mas, será que gato pode tomar leite mesmo?
Para esclarecer o assunto de uma vez por todas, respondemos as principais perguntas sobre o consumo de leite e a alimentação dos gatos filhotes. Confira!
Posso dar leite para gato filhote?
Para começar, vamos direto ao ponto: você não deve oferecer leite para um gatinho filhote. Os felinos só precisam do leite materno, produzido pelas gatas. Na ausência da mãe, é recomendado procurar por outras felinas que atuem como “amas de leite”.
Isso porque apenas o leite produzido por elas contém os nutrientes e anticorpos necessários para que o pet se desenvolva de forma saudável e com o sistema imunológico forte para combater as doenças comuns da espécie.
Portanto, ao cuidar de um filhote de gato, não sirva leite de vaca ou de qualquer outro animal que não seja da gata.
O leite faz mal para o gato?
Sim. Além de não possuir os nutrientes e anticorpos que o felino precisa, o leite de vaca e de outros animais pode fazer mal ao pet.
Assim como acontece com a gente, muitos gatos deixam de produzir a lactase (enzima que processa a lactose) conforme vão crescendo, tornando-se intolerantes a ela. Assim, ao consumir leite, o organismo dos felinos não consegue digerir a lactose de forma adequada, causando diversos problemas no sistema digestivo.
Além disso, cada animal produz o leite com as quantidades de gorduras, proteínas e vitaminas que a espécie precisa. Ou seja, se o filhote tomar o leite de um animal que não seja a gata, ele poderá ingerir níveis de nutrientes que desequilibrem seu organismo.
Quais são os sintomas da intolerância à lactose?
Os felinos intolerantes à lactose podem apresentar diversos sintomas parecidos com os de pessoas que possuem a deficiência de lactase. Os mais comuns são:
- Dores no abdome;
- Cólica;
- Vômito;
- Diarreia;
- Desidratação;
- Perda de peso.
Além da intolerância, os gatinhos filhotes podem apresentar alergia à lactose. Apesar de ter sintomas parecidos, a alergia é uma reação do sistema imunológico, que encara a lactose como um risco ao organismo e pode levar o pet a óbito.
Ao notar qualquer sintoma acima, procure um hospital veterinário o mais rápido possível. Em todo caso, evite oferecer leite e derivados que possuam lactose (exceto o materno), independentemente da idade do gato. Eles não possuem os nutrientes necessários para a alimentação balanceada e ainda prejudicam a saúde animal.
O que o gato pode comer para ter uma alimentação balanceada e completa?
Como vimos anteriormente, o leite - com exceção do materno - não oferece nenhum benefício para a alimentação felina. Além dele e de seus derivados, diversos alimentos considerados saudáveis pelos seres humanos podem ser, na verdade, perigosos para a nutrição do pet. Esse é o caso das uvas, peixes enlatados, ovos e abacates, por exemplo.
Para garantir uma alimentação balanceada e completa, aposte nas rações secas e úmidas desenvolvidas especialmente para gatos filhotes. Elas possuem maior quantidade de proteínas e energia, para que o felino possa brincar e explorar o mundo com muita disposição.
WHISKAS® sabe disso e conta com uma deliciosa linha de alimentos para o primeiro ano de vida do seu pet. Nossas novas rações contam com diversos benefícios, como prebióticos que fortalecem o sistema intestinal, vitaminas e antioxidantes que fazem a manutenção do sistema imunológico e DHA: ácido graxo fundamental para o desenvolvimento do cérebro, da visão e do sistema nervoso dos filhotes.
Além disso, todas as nossas receitas são produzidas de acordo com as orientações do Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, um dos líderes mundiais em cuidados com os pets. Confira nossa linha completa de comidas para gatos filhotes e leve o sabor irresistível de WHISKAS® para seu gatinho. Ele vai correr para a tigela e ronronar em todas as refeições!
Gostou do conteúdo? No site WHISKAS® você encontra diversas dicas de saúde, alimentação e cuidados com os gatos, além de curiosidades sobre o universo felino. Acesse e confira!