WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Bem estar","url":"\/bem-estar"},{"text":"Saude","url":"\/bem-estar\/saude"},{"text":"Tudo o que voce precisa saber sobre castracao","url":""}]

Tudo o que você precisa saber sobre castração

Tudo o que você precisa saber sobre castração

Uma mulher e uma veterinária cuidam de um gato cinzento utilizando um estetoscópio. Ambas estão em um ambiente parecido com um consultório.

A castração de gatos é um tema recorrente na vida dos tutores e, ao contrário do que muitos acreditam, oferece diversos benefícios para o pet e para você. Cercada de mitos e tabus, ela, na verdade, é um ato de amor e cuidado com os gatinhos. 

O procedimento médico ajuda a controlar a população de felinos, contribuindo para o aumento da expectativa de vida e diminuição do número de animais abandonados. Além disso, é uma ótima alternativa para facilitar a criação de gatos em apartamentos e melhorar a saúde do animal, que fica menos suscetível a doenças transmissíveis e a comportamentos perigosos depois da cirurgia. 

Para te ajudar a entender melhor o assunto, criamos um guia com as principais informações sobre a castração, cuidados posteriores e vantagens da operação. Confira o artigo completo e saiba mais! 

Porque castrar o gato

Como já falamos anteriormente, a castração não serve apenas para evitar uma gravidez indesejada, mas também oferece diversos benefícios para a saúde do gatinho a curto e longo prazo. 

A operação reduz alguns hábitos inconvenientes, como fugas, miados e marcação de território com xixi. Um comportamento mais tranquilo diminui, consequentemente, o risco de atropelamento, envenenamento e outros acidentes que podem acontecer quando o pet escapa de casa e se perde pelas ruas. 

Além disso, a cirurgia previne doenças graves, como câncer de mama ou de próstata, infecções de urina e outras patologias que podem ser passadas de gato para gato. Com isso, você garante ao seu amigo uma vida mais saudável e longa, para aproveitar cada minuto do dia e curtir os bons momentos ao seu lado!  

Quando castrar o animal

A castração pode ser feita ao longo de toda a vida do pet, mas se um dos seus objetivos é evitar a reprodução, o recomendado é optar por fazer a partir dos seis meses, idade mínima para a operação. 

Apesar disso, é importante verificar a data junto com o veterinário, que irá examinar cuidadosamente o gatinho e confirmar se o corpo já está desenvolvido o suficiente para a realização da cirurgia. 

Como é feita a castração de gatos

A castração de machos, também chamada de orquiectomia, consiste na retirada dos testículos da bolsa escrotal. Em geral, o procedimento é simples e dura, em média, quinze minutos. 

Já a castração de fêmeas, ou ovariosalpingohisterectomia (OSH), é realizada a partir da remoção do útero e dos ovários, através de um corte na musculatura da barriga. Por precisar de uma técnica mais invasiva, a cirurgia costuma demorar um pouco mais, porém, continua sendo um procedimento simples e de rotina para os cirurgiões. 

Nos dois procedimentos, o animal é anestesiado e conectado a aparelhos de monitoramento, para que o veterinário possa avaliar os sinais vitais do pet - como frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura - durante toda a operação. Caso ela ocorra sem nenhum contratempo, o gatinho volta para casa no mesmo dia.

Cuidados com o gato pós-castração

Dois gatos cinzas em um quarto mal iluminado utilizando cones de proteção pós-cirurgia

O pós-operatório da castração de gatos requer alguns cuidados, mas nada que você precise se assustar. Primeiro, é necessário que o felino utilize uma roupa cirúrgica ou um colar elizabetano até a retirada dos pontos, para que a cicatrização não seja prejudicada por lambidas ou mordidas. 

Além disso, alguns remédios para gatos são recomendados para o alívio da dor durante a recuperação. Consulte seu veterinário e utilize o medicamento de acordo com a prescrição, respeitando as quantidades diárias e tempo de uso. Caso você note qualquer complicação, como inchaços, secreções ou sangramentos, volte ao hospital veterinário o mais rápido possível. 

Por fim, é importante deixar o gato repousar. Após passar pela cirurgia, ele precisa descansar, sem contato com outros animais ou humanos. Por isso, ao chegar em casa, arrume um ambiente confortável e limpo para o seu amiguinho, com cama, caixa de areia, água e comida.  

E por falar em comida, nada melhor do que WHISKAS® para deixar o gatinho saudável e contente durante a recuperação. Confira nossos produtos e garanta uma alimentação nutritiva e saborosa para seu amigo. Aqui, você encontra opções secas, úmidas e em forma de petiscos. Ele vai adorar! <3  

____________ 

Quer saber mais sobre o mundo felino? Acesse nosso site e confira as dicas de como cuidar do seu gato com muito amor, carinho e WHISKAS®!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras