
Então você decidiu adotar um gatinho filhote (ou já adotou)? Saiba desde já que sua vida vai mudar bastante de agora em diante, mas para melhor. Você também vai ter algumas novas responsabilidades, como veremos no post de hoje sobre como cuidar de gatos. Leia e confira as principais dúvidas sobre os primeiros meses de vida do felino!
Quando levar o gatinho filhote ao veterinário?
O recomendado é que você leve o gatinho bebê ao veterinário antes mesmo de levá-lo para casa. Se isso não for possível, agende a visita ao médico veterinário logo nos primeiros dias de adoção.
Essa é a melhor maneira de identificar possíveis problemas de saúde, dar toda a medicação preventiva básica e deixar as vacinas em dia. Aproveite o momento também para tirar todas as outras dúvidas sobre a saúde do felino e pegar dicas de alimentação (como veremos mais para a frente).
Se souber, passe o máximo de informações sobre o gato para o veterinário, como o tipo de adoção, doenças conhecidas, idade, vacinas, hábitos, etc. Esses detalhes podem ajudar o médico durante a avaliação e também servem como documentação para o prontuário do filhotinho que ficará registrado na clínica.
Como preparar a casa para receber o gatinho recém-nascido?
A segurança e os cuidados com o gatinho pequeno devem ser suas prioridades. Antes de receber o pet em casa, coloque telas nas janelas, varandas e demais entradas ou saídas que possam oferecer riscos de fuga e acidentes.
Para que o felino se sinta em casa o mais rápido possível, também é importante providenciar alguns itens para tornar os ambientes confortáveis e acolhedores, como:
- Brinquedos: os filhotes têm muita energia para gastar e precisam de enriquecimento ambiental para se entreterem. Espalhe brinquedos interativos, arranhadores e circuitos pelos cômodos da casa;
- Caminha: gatos filhotes podem dormir até 20 horas por dia. Para garantir o conforto e relaxamento, invista em uma cama que seja maior que o gatinho, com as laterais mais altas para sua proteção. Pode ser no estilo almofada ou caverna, assim eles sentem segurança na hora do sono. Camas penduradas na janela também são excelentes opções para felinos curiosos e que gostam de observar o movimento lá fora;
- Caixa de areia: esse é um item que precisa estar no topo da sua lista. A caixa de areia precisa ter, no mínimo, o comprimento do seu gato. Leve em consideração também as diferentes formas de limpar a caixa e a frequência com que isso vai acontecer durante o dia. Caso você more em um apartamento (ou esteja com um filhote mais tímido), existem caixas fechadas que dão mais privacidade e evitam que o odor se espalhe pela casa.
Como fazer com que o gato durma a noite toda?
Para que o pet durma a noite toda, ele precisa gastar toda a energia acumulada. Para isso, aposte em brincadeiras e brinquedos interativos que o estimulem a escalar, correr e manter uma rotina ativa. Circuitos verticais, bolinhas, ratinhos e cordinhas são ótimos aliados durante as atividades físicas, prendendo a atenção do felino e fazendo com que ele persiga os objetos pela casa.
Uma cama confortável também é fundamental para uma boa noite de sono: crie um ambiente relaxante com uma cama macia, almofadas e cobertores, de preferência em um cômodo quieto e tranquilo.
Como alimentar filhote de gato?
Já conversamos em outro post sobre os hábitos alimentares dos filhotes, mas vamos aproveitar essas dicas de primeiros cuidados para reforçar alguns outros pontos. O ideal é dividir as pequenas refeições durante o dia, em um espaço de 4 a 6 horas. Ele precisa comer, no mínimo, 4 vezes ao dia. Após o primeiro mês você pode intercalar ração sólida e úmida nessa programação diária de refeições. Assim você regula sua quantidade de água e nutrientes (com a ração úmida) e já começa os cuidados com a saúde bucal do bichano.
É importante que você ofereça uma ração que corresponda à idade do pet: a ração WHISKAS® para filhotes conta com todos os nutrientes que o felino precisa para se desenvolver de forma saudável, além da quantidade calórica ideal para que ele tenha muita energia para explorar o novo lar e brincar com você. Em nosso site, você encontra todos os sabores de ração seca e sachês para filhotes. Visite e garanta já!
Gato pode tomar leite?
Muitas pessoas acreditam que os felinos podem tomar leite comprado no mercado. Entretanto, o leite faz mal para o gato e pode desencadear problemas de saúde. Cada animal deve consumir apenas o leite materno de sua própria espécie, pois ele é o único que possui as quantidades ideais de gorduras, proteínas e vitaminas. O leite de vaca ou de outros mamíferos poderá causar desarranjos no organismo do gato, além de dores no abdome, cólica, diarreia, vomito e outros incômodos.
Como dar banho em gato filhote?
Os felinos são animais bastante higiênicos e desde cedo aprendem a se limparem sozinhos. Por conta disso, não é necessário dar banho no pet, exceto quando ele passar por locais muito sujos, mexer na terra, entrar em contato com substâncias pegajosas ou receber recomendação veterinária. Clique aqui e confira nossas dicas para dar banho no gato quando necessário!
Como ensinar o gato a usar a caixa de areia?
Usar a caixa de areia é quase um instinto natural para a maioria dos felinos. Contudo, existem algumas dicas que podem facilitar ainda mais o processo: para começar, posicione a caixa em um ambiente quieto e com pouca movimentação, como a lavanderia ou banheiro. É importante que esse local seja longe da cama e potes de água e comida.
Apresente a caixa para o felino e leve-o até ela após as refeições ou quando notá-lo rondando almofadas, tapetes e outros tecidos. Lembre-se de manter a caixa sempre limpa para estimulá-lo a usá-la. Os gatos são muito higiênicos e podem ignorar a caixa de areia se estiver muito suja, fazendo as necessidades no local errado. Clique aqui e confira nosso tutorial completo de como ensinar o pet a usar o banheiro!
Quer saber mais sobre os cuidados com os gatinhos? Então aperte o play no vídeo abaixo! Aproveite também para seguir WHISKAS® no Instagram e fique por dentro das novidades: instagram.com/meugatowhiskas