WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Brincadeiras e ambiente","url":"\/comportamento\/brincadeiras-e-ambiente"},{"text":"6 dicas essenciais para criar gatos em apartamento","url":""}]

6 dicas essenciais para criar gatos em apartamento

6 dicas essenciais para criar gatos em apartamento

Um gato brinca com uma espécie de espanador de cabo vermelho.

Seja em lares grandes ou pequenos, os gatinhos são super adaptáveis e ótimas companhias para se ter por perto.

Por serem tranquilos, não precisam de muitas mudanças na casa e nem de cuidados difíceis. Com atenção, brinquedos, comida e muito amor, você conquista o coração do felino e uma amizade para a vida toda. A seguir, nós te damos algumas dicas de como cuidar de um gato em apartamento e garantir um ambiente seguro e confortável para ele. 

Invista em segurança

Antes mesmo da chegada do gatinho, você deve colocar telas em todas as janelas, varandas ou frestas do apartamento, mesmo que elas pareçam altas demais para alcançar. 

Os felinos adoram explorar os lugares, e isso é ótimo. Mas para que eles possam conhecer o novo lar sem preocupações, é preciso criar um ambiente seguro, para evitar fugas, quedas e outros acidentes graves, que podem até ser fatais, dependendo da altura de onde ele se encontra. 

Castre o felino

Uma médica veterinária examina um gato filhote cinzento. Ela aparenta estar em um consultório

Apesar de ser vista como um tabu assustador por muitos tutores, a castração é uma operação simples, que oferece diversas vantagens para a saúde e facilita a adaptação do gato em apartamentos.  

Além de impedir a reprodução e controlar a população felina, a cirurgia diminui a produção de hormônios sexuais, fazendo com que alguns comportamentos indesejados sejam evitados, como fugir, marcar território com o xixi e miar alto. 

Assista à nossa aula sobre por que castrar seu gatinho e informe-se sobre os procedimentos e benefícios da castração. Depois, converse com seu médico veterinário e verifique a melhor época para realizar a operação. 

Crie hábitos de higiene

Os felinos são higiênicos por conta própria, mas você também deve se atentar a alguns costumes de limpeza e cuidados com o gato, para garantir um ambiente confortável e limpo para vocês. 

O primeiro passo é ensinar seu novo amigo a usar a caixa de areia. Ela deve ser limpa todos os dias e a areia trocada uma ou duas vezes por semana. O ideal é colocá-la encostada em uma parede da casa e mantê-la sempre no mesmo local. 

Lembre-se também de lavar os potes de água e comida com frequência, porque eles acumulam poeira, bactérias e insetos que podem causar doenças. 

Outro ponto importante é a escovação. Os gatos costumam soltar muitos pelos, que voam facilmente com qualquer ventinho e se acumulam pelos cômodos. Por isso, é bom investir em luvas e escovas macias, além de uma vassoura para varrer a casa depois. 

Garanta uma alimentação balanceada

Um gato cinzento se alimenta em uma tigela verde. Ao fundo, vemos uma parede da mesma cor

Uma dieta nutritiva e apropriada para cada idade é fundamental para criar um gato saudável e feliz. E disso a gente entende bem: WHISKAS® possui uma linha completa de produtos saborosos para cada fase da vida, variando entre alimentos secos, úmidos e petiscos. Perfeito para seu gatinho descobrir as curiosidades da vida, sempre com muita energia e saúde!

Nós sabemos que eles adoram WHISKAS®, mas cuidado com os excessos: o ideal é servir duas refeições ao dia, de manhã e à noite. Não deixe ração sobrando à disposição, porque assim ela perde o cheiro e a crocância, ficando menos atrativa para o felino. Caso isso não seja uma barreira, o gato pode comer compulsivamente, correndo o risco de ficar obeso.

Procure também deixar o pote de ração e o de água em lugares tranquilos, onde ele consiga comer sossegado e sem interrupções.

Treine seu gato

Muitas pessoas acham que isso é coisa para cachorro, mas é possível educar o gato sim, aliás, é superimportante! Os felinos possuem instintos incríveis que os tornam especiais e únicos, porém, às vezes, esses comportamentos acabam sendo um pouco inconvenientes e até perigosos para o próprio gato.

Por isso, é importante treiná-lo para se comportar melhor dentro de casa. Você pode começar com truques mais básicos, como sentar, dar a pata, pegar um objeto e deitar. Para todas as opções, você pode apostar nos deliciosos petiscos WHISKAS® para motivar e agradar seu gatinho no processo de aprendizagem. <3

Ah, e mais uma dica: no blog WHISKAS®, você também descobre como treinar o seu gato para que os instintos naturais não se tornem um problema. Acesse e confira! 

Mantenha-o sempre ativo


Dois gatos pequenos brincam com um objeto pendurado.

Os gatinhos são super curiosos e brincalhões, por isso, precisam estar sempre ativos. Um bom jeito de distraí-los enquanto você tem outras tarefas é investindo em brinquedos para gatos, de preferência que sejam interativos.

Nas lojas para animais você encontra diversos tipos de brinquedos que os gatos amam para brincar sozinhos, com outros gatos ou com você. Lá você também encontra circuitos que podem ser fixados nas paredes e nichos que ficam presos à janela. Assim, seu amiguinho vai se sentir em um parque de diversões o tempo inteiro, e também poderá observar o movimento ao redor e passear pela casa quando quiser.

E por falar em passeios, uma ótima ideia para quem cria gatos em apartamentos é dar uma volta pelo condomínio ou pelo quarteirão, sempre com o uso de um peitoral com guia. Essa caminhada curtinha é excelente para gastar energia e tomar um pouquinho de sol.

Para que ele não estranhe e nem se assuste com o passeio, é interessante acostumá-lo com o peitoral dentro de casa. E se, mesmo assim, ele se mostrar resistente à saída ou ao objeto, não force. Afinal, a atividade tem que ser agradável para ele em primeiro lugar.

O que acha de aprender a fazer um brinquedo para gatos com papelão? É super fácil e você ainda pode brincar junto! Assista ao tutorial que a gente preparou no final da página ou clique no link, a seguir, para conferi-lo no YouTube: 

Brinquedo para gato | WHISKAS® + Cansei de ser gato 

_________ 

Gostou? Então acesse o blog WHISKAS® e confira outras dicas sobre como cuidar de um gato com muito amor! 

Brinquedo para gato | WHISKAS® + Cansei de ser gato

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras