WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Bem estar","url":"\/bem-estar"},{"text":"Tosa e higiene","url":"\/bem-estar\/tosa-e-higiene"},{"text":"Dicas faceis para dar banho em gatos","url":""}]

Dicas fáceis para dar banho em gatos

Dicas fáceis para dar banho em gatos

Um gato cinzento sendo lavado em uma banheira. Um patinho de borracha amarelo está em cima de sua cabeça

Você sabe por que os gatos passam tanto tempo se lambendo? Eles fazem isso para regular a temperatura corporal e para deixar os pelos sempre limpos e penteados. Parece brincadeira, mas eles gastam, em média, 40% do dia com a autolimpeza.

Isso quer dizer que a gente não pode dar banho em gato? Em alguns casos, pode! Às vezes, o pet pode passar por lugares sujos, mexer na terra ou encostar em algo pegajoso. Nessas situações atípicas, o banho para gato pode ser necessário, mas no dia a dia não.

Como já é de conhecimento comum, alguns felinos não gostam de água e a hora do banho pode virar um verdadeiro desafio, tanto para ele quanto para você. Para ajudar nesse processo, a Escola de Gatinhos traz algumas dicas de limpeza para dar banho em gato de um jeito mais fácil para ambos. Confira!

Por que alguns gatos não gostam de água?

Um gatinho parece gritar, tentando sair da banheira, enquanto uma pessoa usa um chuveiro para lava-lo

Acredita-se que os gatos se desenvolveram no Oriente Médio, há mais de nove mil anos. Por conta do clima árido do deserto, os felinos não possuíam convívio com rios, lagos e chuvas e, por isso, evoluíram sem esse contato. Além disso, infelizmente, muitos gatos passam por experiências negativas com a água e acabam fugindo do elemento por instinto natural.

Mas isso não é uma regra: muitas espécies se dão bem com a água e, inclusive, adoram nadar, como é o caso dos Angorá e Van Turco.

Já quando se trata do banho, a aversão pode ter outra causa. Os gatos domésticos têm um espírito independente e gostam de tomar suas próprias escolhas. Então, mesmo que a maioria deles até goste de molhar as patas na tigela de água ou na torneira, eles ficam bravos quando são obrigados a entrar em contato com a água

Como dar banho em gato?

Um gato cinza é secado, deitado no colo de uma pessoa. Ele encara câmera zangado.

Agora que você já sabe que gato pode tomar banho em algumas circunstâncias, chegou a hora de descobrir algumas dicas de limpeza que podem ajudar na hora de colocar seu pet em contato com a água. Confira as sugestões a seguir e saiba como limpar o gato corretamente:

1. Antes do banho

Antes de qualquer coisa, é bom acostumar o gato com o ambiente em que o banho será dado, pode ser na banheira, na pia, no box, em uma bacia... O importante aqui é que ele se familiarize com o local antes de você enchê-lo com água. Para deixar o ambiente seguro e confortável, você pode apostar em brinquedos para gato. Quanto mais aconchegante o lugar, mais tranquilo o felino ficará.

Quando ele estiver pronto para o banho, deixe os brinquedos no local, para que ele possa se distrair. Encha o recipiente com água morna e, claro, certifique-se que tem tudo em mãos antes do banho começar, para que seja o mais rápido possível. Você vai precisar de:

  • Shampoo para gatos;
  • Toalhas;
  • Um recipiente menor para ir derramando água no felino.

Vale reforçar que o shampoo específico para gatos é essencial nesse momento. Em hipótese alguma utilize produtos para humanos ou outros animais, pois eles podem causar reações alérgicas ou intoxicações.

2. Durante o banho

Lembre-se de ser gentil e transmitir tranquilidade para seu pet. Sempre que possível, faça elogios e crie distrações com os brinquedos para gato.

Tome cuidado para não molhar muito o rosto, os olhos ou os ouvidos do felino sem querer. O bigode também precisa de atenção: por ser um ponto com muitos receptores táteis, ele é sensível ao toque e pode deixar os gatos estressados.

Ao fim do banho, enxague bem o shampoo. Mesmo sendo próprio para gatos, ele pode causar irritações na pele. Além disso, é normal que seu pet comece a se lamber depois do banho e, se presente, o produto vai ser ingerido.

3. Depois do banho

Ao terminar a limpeza, tire seu gato da água e enxugue-o com uma toalha seca. Não precisa ser por completo, em poucas horas ele estará totalmente seco naturalmente. Até que isso aconteça, mantenha-o em um local quente e sem correntes de vento.

Depois que o banho estiver finalizado e seu amigo limpinho, faça elogios e dê muito carinho, afinal, ele merece. Você pode agradá-lo com um delicioso sachê WHISKAS® na próxima refeição ou com alguns petiscos. Certeza que ele vai amar!

________

Gostou das dicas de limpeza? Acesse nossa Escola de Gatinhos e encontre mais conteúdos sobre como cuidar de um gato com muito amor, carinho e WHISKAS®

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras