WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"Curiosidades sobre gatos que talvez voce nao conheca","url":""}]

Curiosidades sobre gatos que talvez você não conheça

Curiosidades sobre gatos que talvez você não conheça

Alguém pressiona o focinho do de um gato que olha curioso.

Os gatos são seres únicos e incríveis, que possuem uma personalidade especial e despertam muito interesse na comunidade gateira.

Por trás de superstições e mitos, há diversos fatos surpreendentes sobre os felinos. Quer saber mais? Então confira, a seguir, nossa lista com 10 curiosidades sobre os gatinhos!

1. Gatos brancos e com olhos azuis têm tendência à surdez

Muitas pessoas acham que é mentira, mas a cor dos olhos e do pelo do gato possuem significado nesse caso. Isso porque alguns estudos mostram que felinos brancos e com olhos azuis são mais propensos a nascerem surdos, seja de um ou dos dois ouvidos.

Essa relação acontece por conta do gene W (de “white” ou branco, em português), que é responsável pela deficiência e pela falta de pigmentação.

Caso você tenha ou pense em ter um gatinho com essas características, não se preocupe: eles se adaptam facilmente à rotina que vivem dentro de casa, só não os deixe sair para a rua sozinhos, já que eles podem não ouvir o barulho de carros, pessoas e outros animais.

2. Gatos castrados precisam de uma alimentação diferenciada

A castração do gato é superimportante para prevenir doenças graves, aumentar a expectativa de vida e reduzir o número de bichinhos abandonados. Além disso, ela demanda alguns cuidados especiais por parte dos tutores e tutoras.

Após a operação, o metabolismo dos felinos muda e eles tendem a engordar. Para evitar o sobrepeso e a obesidade, é preciso garantir uma alimentação balanceada e voltada para as novas necessidades do gatinho.

Para isso, você pode contar com WHISKAS®: nossa linha de ração para gatos castrados conta com opções de ração úmida e seca, nos sabores de carne e peixe. As receitas oferecem a quantidade ideal de nutrientes e minerais que garantem a saúde e o bem-estar do seu amigo após a cirurgia. Conheça nossos produtos e aproveite!

Para saber mais sobre a cirurgia e descobrir como cuidar de um gato na pós-castração, clique aqui e confira nossa publicação na Escola de Gatinhos. :)

Uma gatinho cinzento encara a câmera, coberto por uma manta azul. O fundo está desfocado.

3. Os bigodes são mais do que pelos

Os bigodes dos felinos não são apenas uma característica de aparência, sabia? Por serem órgãos sensoriais, eles são supersensíveis e possuem diversas funções.

Os bigodes, também chamados de vibrissas, são fundamentais para que o gato tenha equilíbrio, noção de espaço e distância. Por exemplo, se os bigodes passam por uma fresta, seu gatinho terá a certeza de que conseguirá passar o corpo todo. Incrível, né?

4. Os felinos demonstram o amor de um jeito diferente

Muitas pessoas têm a ideia de que gatos são frios e calculistas, quando comparados com cachorros, mas isso não passa de um mito. Assim como os hábitos dos gatos são diferentes dos de um cãozinho, as formas de se expressar também são.

Quando os gatinhos se esfregam devagar em você, eles estão pedindo atenção. As lambidas também são um jeito que eles encontram de fazer carinho e, apesar de parecer que não, as mordidinhas funcionam do mesmo jeito. Por isso, não confunda esse comportamento com agressão, ok?

5. Os gatos estão no Guinness Book

Você sabia que diversos gatinhos já entraram para o livro dos recordes? Para começar, temos Creme Puff, uma gatinha sem raça definida que morava no Texas, nos EUA. Ela viveu por 38 anos e 3 dias, conquistando o título de gato mais velho do mundo.

Além dela, dois felinos, também dos EUA, possuem o título de maior gato do mundo: o Arcturus Aldebaran Powers, com 48,5 cm de altura e o Stewie, com 123 cm de comprimento. Consegue imaginar um gato com esse tamanho?

Uma gatinho cinza está deitado em uma cama marrom. O fundo está desfocado.

6. Os gatinhos costumam dormir por 70% da vida

Não se assuste com a porcentagem, porque é verdade! Quem tem um gato em casa já deve ter percebido que eles passam boa parte do dia descansando. Isso porque os felinos tendem a dormir cerca de 18 horas por dia. Para filhotes e gatos idosos, o tempo pode ser ainda maior, ficando até 20 horas adormecidos.

7. Os gatos podem pular 5 vezes mais do que sua altura

Os gatos saudáveis podem saltar até 5 vezes mais do que sua altura, chegando a pular até 2 metros com facilidade. Esse comportamento está ligado ao instinto de caça e de exploração.

Por esse motivo, é preciso se atentar aos gatinhos curiosos, afinal, eles podem acabar se machucando com um salto muito alto.

Uma gata cinzenta está deitada em uma colcha, enquanto gatinhos se alimentam de leite materno.

8. Os felinos adoram “amassar pãozinho”

Se você tem um gatinho, provavelmente já viu ele afofar seu colo, as cobertas ou a cama, como se estivesse amassando um pão. Esse hábito vem desde que eles são filhotes e traz a lembrança dos primeiros dias de vida.

Isso acontece porque é o mesmo movimento que eles fazem durante a amamentação, para ativar as glândulas e marcar território entre os irmãos. Então, pode-se dizer que, para os gatos, o ato de “amassar pãozinho” equivale à prática dos cães de marcar território com xixi.

9. Gatos ronronam para se comunicar

Você com certeza já se perguntou “por que os gatos ronronam?”. Afinal, esse é um hábito bem frequente. E a resposta é: para se comunicar.

Esse som dos gatos pode ter diversos significados: para mostrar que estão felizes, avisar a mãe onde estão, dizer que estão com fome ou para fazer amizade com outros gatinhos.

10. O cérebro dos gatos se parece mais com o humano do que com o canino

Não entendeu nada? A gente te explica: apesar de ter mais semelhanças físicas com um cachorro, o gato e o ser humano possuem a mesma área do cérebro responsável pelas emoções. Legal, né?

Aliás, vale destacar que gatos são animais muito inteligentes e que, talvez, seja por isso que eles tratam algumas pessoas de um jeito diferente das outras.


Gostou do conteúdo? Na Escola de Gatinhos você encontra diversas postagens sobre cuidados com gatos e curiosidades sobre o incrível universo felino. Acompanhe as atualizações e fique por dentro de tudo!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras