Quem tem um felino em casa sabe que eles adoram dormir na cama com os tutores à noite, mesmo que eles tenham diversas caminhas espalhadas pela casa. Mas você sabia que é preciso seguir algumas precauções para que esse hábito não prejudique o bem-estar da família nem do felino?
A seguir, a gente te conta alguns cuidados essenciais para que o gato possa dormir com você sem problemas. Venha com a gente e saiba mais!
Por que os felinos gostam de dormir com os tutores?
O gato dorme na cama com os tutores por diversos motivos, e um dos principais é o afeto. Se o felino se sente à vontade para dormir do seu lado, pode ter certeza de que ele sente muito carinho por você.
Isso também é sinal de que ele confia em você. Afinal, na natureza, a hora de dormir é um momento de vulnerabilidade para os animais. Logo, se o gato escolhe dormir ao seu lado, é porque ele se sente seguro para passar a noite na sua companhia.
Em terceiro lugar, os gatos também recorrem à cama dos tutores para se aquecerem. Ao longo do dia, eles podem até preferir descansar no sol. Entretanto, durante a noite, eles precisam procurar outras alternativas, e o corpo humano - junto com as cobertas - é a melhor fonte de calor da casa.
Mas não pense que o pet é o único que se beneficia dessa companhia. Ao dormir com o gato na cama, você fortalece o vínculo com o pet. Além disso, o ronronado do felino ajuda as pessoas a ficarem tranquilas e pegarem no sono com mais facilidade.
O gato pode dormir na cama?
Sim, o pet pode dormir na cama e, como vimos anteriormente, isso traz benefícios para ele e para você. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com o gato para que esse hábito não prejudique a saúde nem cause acidentes. Confira as principais precauções, a seguir:
1 – Evite deixar o felino sozinho com bebês
Se você possui um bebê em casa, evite deixá-lo com o pet sem supervisão, principalmente na hora de dormir. Isso porque os gatos gostam de descansar próximos às pessoas e, às vezes, acabam se deitando bem perto do rosto. Como os bebês não conseguem se defender nem mover os animais, isso pode causar incômodos a eles. Além disso, os berços costumam ser altos, podendo ocasionar a queda do gato sem querer. Por isso, é preciso se preocupar com os dois lados.
2 – Escove os pelos regularmente
Manter a higiene é fundamental para que toda a família possa descansar tranquila. A escovação diária ajuda a retirar os pelos mortos, contribuindo para uma pelagem mais forte, sadia e brilhante. Além disso, você reduz a quantidade de pelos caídos pela cama e pelos cobertores na hora de dormir.
3 – Mantenha as vacinas, vermífugos e antiparasitas em dia
Cuidar da saúde do gato é extremamente importante em todos os casos, mesmo quando o pet não dorme no mesmo cômodo que você. Isso porque os animais podem transmitir diversas doenças e infecções a seres humanos, como a raiva e a leptospirose. Felizmente, essas doenças podem ser evitadas com vacinas, vermífugos, antiparasitas.
Para garantir o bem-estar de todos, consulte o calendário de vacinação e siga as datas e doses recomendadas pelo veterinário.
4 - Monitore o acesso às ruas
Essa dica também vale para gatos que não dormem com seus tutores. O acesso às ruas aumenta as chances do felino contrair doenças por meio de brigas, unhadas e mordidas de gatos doentes. Além disso, os passeios sem supervisão podem resultar em acidentes, como quedas e atropelamentos, que podem ser fatais.
Para evitar que isso aconteça, cubra todas as saídas da casa com telas de proteção. Se quiser levar o felino para passear, dê preferência para lugares calmos e sem a presença de cachorros. Lembre-se de utilizar coleira e guia em todos os momentos.
5 – Deixe a porta do quarto sempre aberta
Já escutou seu gato miando para sair do quarto durante a noite? Isso geralmente acontece porque ele precisa beber água, fazer suas necessidades ou simplesmente porque ele deseja andar pela casa. Para evitar estresses, mantenha a porta aberta para que o felino possa entrar e sair quando quiser enquanto você dorme.
Quais são os tipos de cama para gato?
Como mencionamos, os pets procuram a cama dos tutores à noite, mas podem dormir em vários lugares durante o dia. Por isso, é interessante que você ofereça algumas opções de camas de gato para que eles possam escolher e descansar com bastante conforto durante o dia.
Além da caminha tradicional da imagem acima, existem outras opções bastante confortáveis, como a cama suspensa para gatos que pode ser presa à janela para que o pet consiga ver a rua e tomar sol ao longo do dia. Ideal para quem mora em apartamentos pequenos e deseja gatificar o ambiente sem interferir nas áreas de passagem.
A cama iglu para gatos também é uma excelente alternativa para deixar no chão. Por cobrir as laterais e tetos da cama, ela protege o gato contra o vento e torna o ambiente mais quentinho. Além disso, ela gera uma maior sensação de segurança para que o felino possa descansar tranquilo.
Aqui no blog WHISKAS® você encontra diversas dicas de saúde, alimentação e cuidados com os gatos para que eles possam aproveitar os dias ao seu lado com muito conforto e felicidade. Confira as matérias e explore o universo felino com a gente!