WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"Afinal por que os gatos ronronam","url":""}]

Afinal por que os gatos ronronam?

Afinal por que os gatos ronronam?

Um gato se espreguiça em uma gato, aparentando sorrir.

Até quem não tem um felino em casa provavelmente já escutou gatos ronronando, principalmente quando eles recebem carinho. Esse barulhinho tão característico dos gatinhos ainda é motivo de estudo para muitos profissionais veterinários, mas não se preocupe: o ronronar não apresenta conexão com doenças de saúde.

Para esclarecer esse comportamento de uma vez por todas, vamos explicar o que realmente é esse som e porque os gatos ronronam. Se a curiosidade bateu por aí, é só acompanhar o artigo com a gente!

Qual o significado do ronronar?

Um gato de pelo escuro é acariciado no rosto por uma mão humana.

O ronronar é o som do gato usado para a comunicação, tanto com pessoas quanto com outros animais. Os felinos aprendem a reproduzir o barulho desde o início de suas vidas e a frequência costuma ser de aproximadamente 25 Hz, mas pode chegar a 150 Hz. Bem alto, né?

Apesar de não ser uma certeza absoluta, acredita-se que o som seja produzido na laringe, através da contração e dilatação da glote (abertura triangular localizada na parte mais estreita da laringe). Dessa forma, o movimento faz com que o ar vibre ao passar pelo órgão, produzindo o barulho.

Por que os gatos ronronam?

Um gato filhote encara a câmera, deitado sobre um cobertor azul claro.

Como mencionamos, os gatos ronronam para se comunicar e o motivo do hábito ainda não é uma certeza, mas pode mudar conforme o estado emocional dos felinos. A seguir, você encontra os principais motivos:

  • Prazer: é comum ouvir os gatos ronronando quando recebem carinho ou estão relaxados. Então, se você acariciar um gato e escutá-lo ronronar, saiba que ele está muito feliz ao seu lado;
  • Fome: assim como bebês que choram quando sentem fome, os gatos ronronam para indicar que querem ser alimentados. Esse aviso vale tanto para as mães felinas quanto para as tutoras e tutores humanos;
  • Cuidado: como os gatos são muito cautelosos, o som também pode ser ouvido quando os felinos estão explorando um ambiente novo e desconhecido pela casa;
  • Comunicação com a mãe: como já falamos, os gatos ronronam também para se comunicar com outros animais, e a principal interação costuma ser com a mãe. Assim, os felinos emitem o barulho para avisar onde estão ou para expressar suas vontades;
  • Amizade: quem tem mais de um felino em casa provavelmente já ouviu os gatos ronronando enquanto encostam um no outro. Esse comportamento é a demonstração mais pura - e fofa - de carinho entre amigos!

Todo gato ronrona?

Um gato é acariciado por uma mão masculina. No fundo é possível ver o estofado de um sofá marrom.

Não! Aliás, muitos gatos não possuem o costume de ronronar, sabia? Ainda não existe uma explicação científica para isso, mas muitos especialistas dizem que gatinhos abandonados, por exemplo, não ronronam para se defender nas ruas. Afinal, qualquer ruído pode chamar a atenção de predadores e colocá-los em situações perigosas.

Além disso, acredita-se que o ronronar é um hábito dos gatos adquirido logo no começo da vida e que é incentivado pela mãe. Então, felinos que não têm o contato materno enquanto filhotes não são estimulados para se comunicar dessa forma e, por isso, passam a vida adulta agindo da mesma maneira.

Uma terceira hipótese é a de que alguns felinos simplesmente optam por se comunicar de outros modos, miando ou através de olhares, por exemplo.

Seja qual for o caso do seu amigo, não se preocupe: a presença ou ausência do barulho não é um problema.


Agora que você já sabe porque os gatos ronronam, confira outros conteúdos da Escola de Gatinhos aqui no site de WHISKAS®. Tem desde curiosidades até dicas de cuidados com o gato!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras