WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"4 motivos para o gato se lamber que voce nao sabia","url":""}]

4 motivos para o gato se lamber que você não sabia

Um gato de pelo caramelo com listras marrom e branco e olhos verdes escuros deitado lambendo a pata da frente olhando fixamente para algo.

Os felinos estão sempre nos surpreendendo com seus hábitos únicos e especiais. E um deles é a lambida. Quem convive, provavelmente já viu um gato lambendo o dono, outros animais e ele mesmo. Assim como os miados, ronronados e a postura, esse comportamento é uma forma de se comunicar e possui diversos significados, que vão desde carinhos até alertas sobre a saúde.

Para te ajudar a entender seu amigo e fortalecer ainda mais a amizade entre vocês, listamos 4 motivos que explicam o porquê de os gatos lamberem tanto. Se a curiosidade bateu por aí, venha com a gente desvendar esse mistério!

1. Demonstração de afeto

Um gato de pelo branco com listras cinzas na cabeça lambendo outro gato de pelo cinza com listras marrom ambos com os olhos fechados e deitados sobre uma manta colorida listrada e fundo desfocado.

Você já deve ter se perguntado “por que o gato lambe o dono ou a dona?”. A gente te explica: esse comportamento felino está ligado aos hábitos das mães junto aos seus filhotes. Além de limpar, as lambidas também server para acariciar e demonstrar amor pelo gatinho recém-nascido.

Assim, eles crescem acostumados com essa forma de carinho e, quando se tornam adultos, passam a lamber os animais e pessoas por quem eles têm afeto. Então, se seu gatinho costuma te lamber quando está por perto, saiba que ele está muito contente ao seu lado!

2. Marcação de território

Um gato de pelo cinza e listras marrom sentado em uma mesa lambendo a testa de um menino branco de cabelo curto que usa camiseta listrada e está sentado em uma cadeira e fundo desfocado.

Assim como os cachorros marcam território com seu xixi, os gatos tendem a deixar sua marca através do odor das lambidas. Como os felinos são superterritorialistas, essa prática se torna frequente.

Apesar do cheiro das lambidas do gato serem imperceptíveis para as pessoas, ele é identificado com facilidade pelo poderoso olfato dos animais. Quando o felino lamber seu rosto, é sinal de que está avisando aos outros pets de que seus tutores e tutoras já tem dono.

3. Gosto da pessoa

Um rosto de um gato de pelo branco com manchas marrom e caramelo que está de olhos fechados lambendo os dedos de uma pessoa e fundo desfocado.

Algumas curiosidades sobre gatos podem até parecer esquisitas, mas não deixam de ser verdade: muitos felinos lambem seus tutores e tutoras porque simplesmente gostam do sabor que essas pessoas possuem.

Isso geralmente acontece em dias quentes ou após a prática de exercícios, porque o suor que se acumula na pele acaba chamando a atenção do felino por ter um gosto salgado. Ele também pode se interessar por resquícios de comida ou pelo cheiro que você carrega depois de comer ou de cozinhar.

4. Ansiedade e estresse

Um gato de pelo branco deitado de lado no piso de madeira com os olhos fechados lambendo a pata da frente e fundo desfocado.

Às vezes, também é possível encontrar o gato se lambendo ou lambendo a parede e objetos da casa. Quando isso acontecer, é importante observar a mudança de outros comportamentos do felino: esse novo hábito pode ser sinal de que o pet anda ansioso ou estressado. 

Por serem extremamente apegados à rotina, os gatos podem ser afetados negativamente por diversas situações, por mais simples que pareçam para nós. Seja a mudança de casa, troca de ração ou até mesmo a chegada de um novo membro família.

Quando isso acontece, eles costumam se lamber ou lamber objetos para aliviar a tensão ou chamar a atenção de seus tutores e tutoras para avisar que algo está errado. Ao notar lambidas exageradas, desconforto ou qualquer outro comportamento atípico, procure por um veterinário o mais rápido possível.

Gostou do conteúdo? Aqui no site WHISKAS® você confere diversas novidades sobre o comportamento dos gatos e fica a par de tudo o que acontece no mundo felino. Acesse e descubra!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras