WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

    [{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Socializa\u00e7\u00e3o e adestramento","url":"\/comportamento\/socializacao-e-adestramento"},{"text":"Truques para adestrar seu gato sem complicacoes","url":"\/comportamento\/socializacao-e-adestramento\/truques-para-adestrar-seu-gato-sem-complicacoes"}]

    Truques para adestrar seu gato sem complicações

    Truques para adestrar seu gato sem complicações

    Apesar de não ser tão comum quanto no universo canino, o adestramento de gatos é uma excelente opção para melhorar a convivência no lar, estimular a inteligência e manter o felino entretido. Além disso, um gato adestrado é mais propenso a gastar energia, mantendo-se ativo e com os níveis de estresse reduzidos. Isso tudo contribui para a memória, saúde física e emocional do pet.

    A seguir, você confere algumas dicas de como educar o gato utilizando o reforço positivo. Continue lendo e saiba mais!

    O que é o reforço positivo?

    O reforço positivo é um método de recompensa por ação realizada pelo pet (de qualquer espécie) que esteja em algum processo de adestramento. Toda vez que ele realizar alguma ação conforme solicitada pelo tutor, ganha uma recompensa para associar o bom comportamento a algo positivo e se manter motivado a obedecer. Esse prêmio pode vir em forma de petisco, elogio ou carinho.

    Essa técnica é bastante usada pelo adestrador de gatos e também ajuda a melhorar o relacionamento entre o animal e seus tutores, estreitando os laços e criando mais confiança entre eles.

    Qual é a melhor idade para adestrar um gato?

    Os gatos podem ser adestrados em todas as idades. Entretanto, o processo costuma ser mais fácil quando iniciado na fase inicial da vida. Isso porque os filhotes são mais curiosos e ainda não possuem hábitos tão estabelecidos, sendo mais receptivos aos truques e comandos.

    É possível adestrar gato adulto?

    Sim! Embora seja mais fácil treinar um gatinho filhote, é possível ensinar novos comportamentos e comandos para o felino em qualquer idade, desde sentar-se até como usar a caixa de areia. O adestramento na fase adulta tende a exigir mais tempo, paciência e consistência, mas também trará bons resultados.

    É difícil adestrar gato?

    Não, mas é importante que você mantenha uma lógica invertida em sua cabeça. Por exemplo: você não quer que o gato suba em cima da geladeira, mas mesmo assim ele sobe, mia, você vai lá e tira ele de cima. Essa atenção dada é o que ele quer naquele momento. Assim como os cachorros, quanto mais ignorarmos eles durante essas “malcriações”, menos interesses eles vão ter em chamar nossa atenção fazendo o que não queremos.  

    A lição vale para destruição de coisas enquanto você estava fora de casa. Respire, conte até 10 e não brigue com ele. Uma bronca é melhor do que nada para um animal que quer chamar atenção.

    Quando você e o gato estiverem em sintonia durante o treinamento, ficará mais fácil partir para truques mais complexos e/ou engraçadinhos. O importante é sempre respeitar seus limites e recompensá-lo pelas ações corretas.

    Não esqueça do principal ponto: o felino não sabe que está sendo treinado. Mantenha o clima amistoso nas sessões para que ele tenha mais prazer ao aprender todos esses truques. Você tem o domínio da situação.

    O que não deve ser feito durante o adestramento?

    Separamos aqui algumas dicas do que deve ser evitado nos treinos. São orientações para você também ficar mais seguro durante essa jornada com o pet. Vamos lá:

    - Sem petiscos fora de hora: esteja ciente de que o felino pode ficar mal-acostumado com a possibilidade de ganhar petiscos todas as vezes em que ele realizar algum truque. Caso isso aconteça, você precisa ignorar seus miados e chamados fora de hora e só dar petiscos no momento dos treinos. Além disso, é importante variar as recompensas, alternando entre carinhos e elogios, para não ultrapassar a quantidade diária de petiscos;

    - Não complique: evite começar com atividades ou truques muito complexos. Normalmente as pessoas aprendem a andar de bicicleta com o auxílio das rodinhas. Partir do básico, com calma e disposição, é a receita de sucesso para os treinos de qualquer ser vivo. Procure também não exigir atividades fora das limitações físicas dele. Com paciência e dedicação, você verá que dá para adestrar o gato sem muita complexidade;

    - Não faça treinos longos: fique sempre atento com a disposição do gato durante os treinos. Calcule uma média ideal para ensinar os truques enquanto o bichinho tem energia para aprender e repetir. Pode não parecer, mas estimular o raciocínio dos animais é um desgaste de energia considerável para eles;

    - Sem brigar: cuidado também com reações mais enérgicas ou ríspidas contra o bichinho durante o treinamento. Lembre-se que esse também é um teste para a paciência do adestrador. Se você brigar, pode colocar em risco todas as lições dadas até aquele momento. Bater ou qualquer tipo de reação física está fora de cogitação, além de ser contra a lei, passível de multa e até a prisão como punição.


    Alimente a curiosidade e faça um caça-petisco para o seu gato. Confira no vídeo que fizemos junto com Cansei de ser Gato. É fácil e rápido! 

    Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

    Procurando por produtos WHISKAS®?
    Clique e confira nossas lojas parceiras