WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Cuidados","url":"\/cuidados"},{"text":"Saude","url":"\/cuidados\/saude"},{"text":"Gato gripado causas sintomas e dicas de prevencao","url":"\/cuidados\/saude\/gato-gripado-causas-sintomas-e-dicas-de-prevencao"}]

Gato gripado: causas, sintomas e dicas de prevenção

Doutora veterinária examina gato da raça Munchkin em uma mesa dentro de seu consultório.

Você sabia que gato fica gripado? A gripe é uma das doenças mais comuns em felinos e é bastante contagiosa. Ela deve ser tratada rapidamente para aliviar o desconforto e não evoluir para um quadro de pneumonia.  

No artigo de hoje, a gente te conta quais são as principais causas da doença, seus sintomas e formas de tratamento, além de dicas para aumentar a imunidade e prevenir problemas de saúde. Leia e saiba como cuidar do gato com gripe! 

O que causa a gripe felina?

Gato malhado de pelagem clara, deitado de lado em superfície lisa, com olhos grandes e expressivos, em um ambiente com fundo desfocado.

A rinotraqueíte felina, popularmente chamada de gripe em gatos, pode ser causada por diversos agentes. O Calicivírus Felino (CVF) e o Herpesvírus Felino (HVF) são os mais comuns e altamente contagiosos. Em casos mais raros, a doença também pode ser provocada pela bactéria Chlamydophila felis. 

Os vírus são transmitidos por meio do contato com secreções (do olho, nariz ou boca) ou objetos que contenham as secreções de um gato infectado, como brinquedos e potes de água. Apesar de circular em todas as épocas do ano, a gripe felina é mais comum nos meses de baixas temperaturas.  

Vale destacar que a gripe felina não é uma zoonose, ou seja, não pode ser transmitida dos gatos para humanos.  

Quais são os sintomas do gato gripado?

Gato da raça Maine Coon dormindo em uma cadeira branca em cima de almofada, ao lado de uma planta e de uma mesa branca.

Um gato com gripe apresenta sintomas semelhantes ao da gripe humana. Os sinais mais comuns são: 

  • Espirros frequentes; 

  • Tosse; 

  • Secreção no nariz e nos olhos; 

  • Febre; 

  • Letargia (cansaço e desânimo fora do comum, sem vontade de comer, beber água e fazer as necessidades, por exemplo);  

  • Sonolência maior do que o normal; 

  • Desidratação (mucosa da boca ressecada, muito vermelha ou muito fria podem indicar desidratação).  

A falta de tratamento pode transformar a gripe em pneumonia e em outros casos mais graves. Ao notar o gato espirrando, tossindo ou com qualquer outro sintoma acima, leve-o para o veterinário assim que possível. 

Como curar gripe de gato?

Veterinário de jaleco branco e luvas examinando com seu estetoscópio um gato da raça Egeu que está sentado na mesa do consultório.

O tratamento para gripe em gatos pode variar conforme os sintomas, o agente causador e o quadro de saúde do animal. Se a gripe for provocada por bactérias, o veterinário poderá prescrever o uso de antibióticos. Já se for por vírus, o tratamento pode considerar antivirais ou outros medicamentos de suporte para que o sistema imunológico consiga combater a infecção. 

Dessa forma, o médico poderá prescrever um remédio para gripe de gato, fluidos para combater a desidratação, descongestionantes para aliviar o corrimento nasal, entre outros. É importante que você siga as orientações à risca. Jamais interrompa ou altere o tratamento sem consultar um veterinário. Isso pode agravar o estado de saúde e desencadear outras complicações. 

Vale lembrar que a gripe em gatos pode ser transmitida para outros animais da casa. Se você tiver mais de um, atente-se aos sinais e comportamentos deles. Se possível, mantenha o felino gripado longe dos outros até o final do tratamento para evitar a transmissão. 

Como prevenir a gripe do gato?

Veterinária de uniforme injetando vacina em gato da raça Snowshoe que está deitado em uma maca acolchoada branca.

A melhor maneira de prevenir a gripe em felinos é por meio da vacinação. A vacina polivalente (também conhecida como V3, V4 ou V5) inclui a vacina contra rinotraqueíte e, por isso, reduz os riscos de o felino contrair a gripe por vírus. Ela é obrigatória para todos os gatos e recomenda-se que a primeira dose seja aplicada entre a 6ª e 8ª semana de vida do animal. Em seguida, ele deverá receber mais duas doses em um intervalo de 4 semanas entre elas, além de doses de reforço anualmente. 

Você também deve seguir outros cuidados no dia a dia para fortalecer o sistema imunológico do pet, como: 

  • Limpar o bebedouro, comedouro e caixa de areia pelo menos uma vez ao dia; 

  • Visitar o veterinário regularmente; 

Para a última dica, conte sempre com WHISKAS®: nossas linhas de rações secas e sachês possuem todos os nutrientes que o gato precisa em cada fase da vida, além do sabor que ele adora! 

Todas as nossas receitas são desenvolvidas em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, você cuida da saúde do felino enquanto ele aprecia uma refeição deliciosa. Visite nosso site e conheça todos os sabores! 


Gostou do conteúdo? No blog WHISKAS® você descobre dicas de alimentação, saúde, comportamento e muito mais. Acesse e saiba tudo sobre gatos!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras