WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

    [{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Dicas de cuidado","url":"\/dicas-de-cuidado"},{"text":"Gato com dificuldade para urinar causas e dicas","url":"\/dicas-de-cuidado\/bem-estar\/saude\/gato-com-dificuldade-para-urinar-causas-e-dicas"}]

    Gato com dificuldade para urinar: causas e dicas

    Gato de pelagem cinza e branca sentado em uma caixa de areia azul.

    Os gatos são, por natureza, menos sensíveis à sede e, por isso, tendem a ter um baixo consumo de água. E esse é um fator que pode facilitar o desenvolvimento de doenças no trato urinário. A dificuldade para urinar é um sintoma comum em diversas dessas doenças, aparecendo, por exemplo, em casos de infecções, inflamações e cálculos renais. A seguir, te contamos mais detalhes sobre essas condições e como identificá-las de forma precoce, além de dicas para prevenir complicações no trato urinário. Vale lembrar que, ao primeiro sinal de complicações de saúde, o indicado é procurar um médico veterinário. Leia e saiba mais!

    Gato parou de urinar: o que pode ser?

    Gato laranja cheirando uma caixa de areia azul com areia branca.

    Ao notar o gato sem fazer xixi por um tempo muito mais longo do que o habitual, fique atento! Esse costuma ser o primeiro sinal de complicações no trato urinário de felinos. Alguns dos quadros comuns são: 

    • Cistite: a cistite intersticial em gatos, também chamada de Síndrome de Pandora, é uma inflamação na bexiga causada, principalmente, pelo estresse, que pode ser desencadeado por diversos fatores, como mudanças de ambiente, convivência com outros animais, entre outros.
    • Urolitíase felina: a urolitíase felina consiste na formação de urólitos, popularmente conhecidos como “pedras”, causada pelo desequilíbrio de minerais no organismo. A urolitíase pode atingir diversas estruturas, como bexiga, uretra e rins e provocam dor intensa no felino.
    • Infecção urinária: a infecção urinária pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e pode atingir os rins, bexiga e uretra.

    Apesar de ser mais comum em gatos idosos, complicações no trato urinário podem acometer felinos de todas as idades e são relativamente comuns; por isso, exigem atenção especial e medidas de prevenção

    Quanto tempo um gato pode ficar sem fazer xixi?

    A quantidade de vezes que um gato urina varia conforme a idade, consumo de água e estilo de vida do animal. Contudo, ele tende a urinar diversas vezes ao dia. Ao notar que o felino está há mais de 12 horas sem urinar, procure um veterinário.

    Como saber se a bexiga do gato está cheia?

    Algumas complicações do trato urinário dos felinos podem levar à obstrução da uretra, fazendo com que o pet deixe de urinar mesmo estando com a bexiga cheia. Para saber se esse é o caso do seu gato, você deve se atentar aos sinais.

    Quando há obstrução da uretra, o felino costuma ir repetidas vezes até a caixa de areia, mas soltando pouco ou nenhum xixi. Também é comum miar de dor ao tentar fazer as necessidades e encontrar sangue na urina do gato. 

    Além disso, você pode encontrar o gato sem apetite e sem interesse por atividades do cotidiano, como brincar e correr. As lambeduras nos órgãos genitais também tendem a aumentar, bem como as dores no abdome.

    Ao notar o gato urinando sangue ou com qualquer outro sintoma acima, procure um veterinário o mais rápido possível. Quanto antes ele for diagnosticado, mais rápido e eficaz será o tratamento.

    Como tratar a dificuldade para urinar?

    Gato de pelagem cinza e branca sendo examinado por um veterinário usando luvas azuis.

    O tratamento de complicações do trato urinário irá depender do problema diagnosticado e do estado de saúde do felino no momento da consulta, casos mais simples podem variar entre adequação da alimentação, aumento do consumo de água, enriquecimento ambiental e uso de remédios indicados pelo profissional veterinário para cada quadro clínico. Em casos mais graves, o tratamento pode exigir intervenção cirúrgica. 

    É importante reforçar que, diante de qualquer alteração de saúde ou de complicações no trato urinário, um médico veterinário deve ser consultado o mais rápido possível.

    Como prevenir doenças do trato urinário?

    Gato de pelagem marrom e branca bebendo água de uma fonte em um ambiente interno.

    A prevenção de problemas urinários pode envolver diversas mudanças na rotina. É importante aumentar a ingestão de líquidos para prevenir a formação de pedras no rins e infecções urinárias.  A ração úmida para gatos é um excelente aliada para aumentar o consumo hídrico. Com alta concentração de água em sua composição, reforça a hidratação enquanto o felino se delicia com uma refeição suculenta e saborosa.

    Os sachês para gatos WHISKAS® possuem todos os nutrientes que o felino precisa para crescer e se manter saudável em todas as fases da vida, além de contar com controle de minerais adequado para garantir o bom funcionamento do trato urinário.

    Por ser um alimento completo e balanceado, a ração úmida WHISKAS® pode ser servida todos os dias, seja pura ou misturada com a ração seca. Para saber a quantidade recomendada de sachês por dia, confira nossas diretrizes de alimentação presentes nas páginas dos produtos e no verso das embalagens. 

    Outra forma de estimular o consumo de água é utilizando bebedouro para gatos em pontos estratégicos da casa, para que o pet possa beber sempre que tiver sede. Fontes elétricas estimulam a hidratação, pois mantêm a água fresca e sempre em movimento.

    Além disso, como vimos, a Síndrome de Pandora em gatos se dá, principalmente, pelo estresse, mas ela também pode ser provocada pelo sedentarismo e excesso de peso. Portanto, para evitar um quadro de cistite, recomenda-se criar um ambiente estimulante, confortável e seguro, em que o felino possa correr, brincar e descansar sempre que desejar. Uma forma de estimular o seu gato é através de comedouros interativos, que podem ser preenchidos com petiscos WHISKAS®, assim você mantêm seu pet entretido e ativo, enquanto ele se delicia com uma das diversas opções de petiscos WHISKAS®, que oferecem diversas funcionalidades para a saúde do felino, como benefícios para a pele e para o pelo e auxílio no controle de bolas de pelos. É importante seguir as diretrizes alimentares para dar a quantidade recomendada de petisco para o seu gato, mantendo-o sempre saudável e em forma!

    Acesse nosso site e conheça todos os nossos produtos disponíveis!


    No blog WHISKAS® você confere dicas de saúde e alimentação para manter o felino sempre saudável e ronronando todos os dias. Visite e fique por dentro das notícias!

    Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

    Procurando por produtos WHISKAS®?
    Clique e confira nossas lojas parceiras