Você já ouviu falar no mix feeding? O termo em inglês é usado para se referir à mistura de rações secas e úmidas na alimentação do gato. Essa prática costuma ser bem aceita pelos felinos e oferece diversos benefícios para saúde, trazendo uma experiência atraente e diversificada na hora de comer.
A seguir, você confere a importância de cada tipo de alimento e as vantagens de misturá-los, além de dicas para introduzir o mix feeding na rotina do seu amigo. Confira e garanta ronronados em todas as refeições!
Benefícios da ração seca
Além de possuir maior durabilidade e alta concentração de nutrientes, a ração seca contribui para a higiene bucal. Isso acontece porque o atrito entre os grãos e os dentes durante a mastigação ajuda a eliminar o tártaro e as placas bacterianas acumuladas.
WHISKAS® conta com uma saborosa linha de rações secas para gatos filhotes, adultos e castrados, garantindo uma alimentação balanceada e completa nos sabores de carne, frango, peixe e mix de carnes.
Todas as receitas são desenvolvidas seguindo as orientações do Centro de Pesquisas WALTHAM®, a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação. Além disso, a nova ração WHISKAS® foi pensada para consumidores que exploram tendências mais naturais e funcionais para seus felinos. Seus principais benefícios são:
- Prebióticos: contribuem para uma digestão saudável;
- Controle de minerais: ajudam a manter a saúde do trato urinário;
- Fibras naturais anti bola de pelos: auxiliam na eliminação de bolas de pelo;
- Ômega 6 e zinco: mantêm a pele e os pelos saudáveis;
- DHA para filhotes: fortalece o desenvolvimento do cérebro, visão e sistema nervoso.
Benefícios da ração úmida
Na maioria dos casos, a ração úmida é, de longe, a preferida dos pets. Seus pedaços suculentos de proteína atraem a atenção de todos os felinos e conquistam seus corações de primeira. É só servir que os gatos vão correndo para o pote!
E ela é muito mais do que apenas atrativa: a ração úmida é uma refeição completa e balanceada, além de uma ótima fonte de proteína e de água. Dependendo do produto, os níveis de umidade podem chegar até 70%. Dessa forma, ela contribui para o aumento da hidratação e, consequentemente, para o bom funcionamento do trato urinário, diluindo a urina e reduzindo os riscos de infecção e doenças renais.
Por ser um alimento mais mole, a ração molhada também facilita a alimentação de filhotes em período de desmame e de gatos idosos que possuem dificuldades para mastigar.
WHISKAS® oferece deliciosas opções de ração úmida em sachê e lata para todas as idades: nossas refeições completas contam com a quantidade ideal de proteínas, vitaminas e sais minerais que o felino precisa para viver bem. Tudo isso sem adição de conservantes, corantes e aromas artificiais. Clique aqui e saiba tudo sobre a ração molhada!
Benefícios do mix feeding:
Agora que você já conhece todos os benefícios de cada tipo de alimento, chegou a hora de conferir as vantagens da mistura de rações para a alimentação dos gatos.
Como vimos anteriormente, a ração úmida concentra altos níveis de água. Por isso, a mistura de alimentos é uma ótima opção para animais que não bebem muito líquido durante o dia. Além disso, o mix feeding contribui para:
- Variar texturas e aromas, tornando a refeição mais atraente e enriquecida;
- Experimentar novas comidas, evitando a neofobia alimentar (medo de experimentar alimentos);
- Criar alternativas para felinos que desenvolvem aversão a determinados alimentos;
Estimular o apetite e facilitar a alimentação de gatos em tratamento de problemas de saúde.
Dicas para introduzir o mix feeding na rotina do felino
Quem tem gatos em casa sabe que a maioria deles são extremamente apegados à rotina e que a introdução de um novo tipo de alimentação pode ser um desafio e tanto.
Os hábitos dos gatos são criados nos primeiros quatro meses de vida. Por isso, é recomendado que a introdução da ração úmida seja feita enquanto o felino ainda é filhote. Dessa forma, ele irá se acostumar com diversas texturas, sabores e aromas, tornando-se mais aberto à novas experiências no futuro.
Outra dica importante é oferecer a comida para o gato aos poucos: ao servir a mistura de rações pela primeira vez, coloque apenas um pouco de ração seca com uma colher de ração úmida. Se o felino gostar, ele irá demonstrar interesse imediatamente e pedir mais. Quando isso acontecer, misture porções maiores de cada alimento na hora das refeições.
Entretanto, se ele ignorar a mistura, você pode testar outras alternativas: coloque um pouco da ração molhada em um recipiente próprio para microondas e aqueça-a por cinco segundos antes de servi-la com a ração seca. O alimento quente irá aumentar a liberação de aromas que abrem o apetite do animal.
Se o dia estiver quente, vale fazer o teste ao contrário: a comida gelada ou até mesmo congelada pode despertar o interesse do felino por ser mais refrescante.
Seja qual for a melhor opção para seu amigo, lembre-se de calcular as quantidades ideais de cada ração para seguir as porções diárias recomendadas para a idade, peso, porte e estilo de vida do felino. Consulte um veterinário para evitar que ele consuma mais calorias do que realmente precisa.
Gostou das dicas? Aqui no site WHISKAS® você confere diversos conteúdos sobre nutrição felina para cuidar da saúde do seu amigo. Acesse e saiba mais!