WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"Por que gatos gostam de arranhar escalar e se esconder","url":""}]

Por que gatos gostam de arranhar, escalar e se esconder?

Por que gatos gostam de arranhar, escalar e se esconder?

Um gato filhote, cinza com listras pretas, está empoleirado em um brinquedo.

Os gatinhos possuem instintos incríveis que os ajudam a explorar a casa. Porém, quando não são bem administrados, esses comportamentos podem ser inconvenientes e até mesmo perigosos para seu amigo, então é bom começar a treiná-lo o quanto antes. Pode ser que demore um pouquinho e que você precise trabalhar a paciência, mas no fim será gratificante.

Para te ajudar no adestramento de gatos, a Escola de Gatinhos traz as principais informações sobre comportamentos instintivos e como educar um gato, a fim de evitar que esses instintos, totalmente naturais, sejam um problema. Hoje, vamos falar sobre arranhar, escalar e se esconder. Chame seu felino e venham aprender com a gente!

Como adestrar um gato que arranha tudo

Um gato cinzento arranha um brinquedo de corda em forma de poste.

Os gatos arranham coisas por diversos motivos: para brincar, limpar as unhas, afastar o tédio, marcar território... E, às vezes, acabam estragando móveis por conta disso. O que não é muito legal, né?

A boa notícia é que é possível fazer seu gato não arranhar o sofá, o armário e outras partes da casa. Para isso, a melhor saída é ter à disposição arranhadores em pontos específicos do lar.

Você pode aprender a fazer o arranhador para gatos na internet ou comprar um em uma loja para animais. Seja qual for sua escolha, o mais recomendado é dar preferência para objetos feitos com materiais naturais e sem produtos tóxicos.

A partir disso, você consegue encontrar arranhadores em vários formatos e tamanhos diferentes: pode ser um poste, uma casinha, um circuito com arranhadores ou tudo isso junto. Há um universo de opções!

Para que sua escolha seja ainda mais assertiva, observe quais são os cantos da casa favoritos do seu amigo e posicione os itens nesses pontos. Como os gatinhos são super curiosos, logo irão explorar o novo objeto do lar. Se isso não acontecer, você pode incentivá-lo, fingindo que está arranhando, para que ele te imite. Parece pegadinha, mas não é!

Como educar um gato que sobe na mesa e em outros móveis

Um gato cinzento com listras pretas deitado em cima de um móvel.

Quem divide o lar com um gato provavelmente já o encontrou em cima da mesa, da geladeira e de outros móveis. Apesar de ser considerado comum para muitos tutores, esse hábito pode ser perigoso para o pet, principalmente quando ele estiver próximo ao fogão, ferro de passar roupa ligado ou panelas quentes.

Para evitar esse comportamento perigoso e, ainda assim, garantir que seu felino tenha um espaço próprio, você deve oferecer a ele uma alternativa atraente, fazendo com que a mobília da casa pareça chata.

Antes de entender como adestrar um gato para não subir nos móveis errados, você precisa saber que os felinos compreendem melhor os comandos quando focamos no “sim” ao invés do “não”. Ou seja, é mais vantajoso dizer onde ele pode escalar do que onde é proibido.

Para que a nova alternativa se torne atraente, o local precisa ser alto, ter uma boa vista da casa ou do cômodo e possuir fácil acesso à comida, água e, é claro, você.

Cubos, camas penduradas e arranhadores altos são ótimas opções para substituir o fogão e a geladeira, por exemplo, e as opções suspensas ainda ajudam a ocupar menos espaço nos cômodos, o que é perfeito para quem tem gato em apartamento ou em casa pequena.

Dicas para gatos que costumam se esconder

Um gato cinzento de olhos bem verdes se esconde debaixo de uma pano branco.

Na maioria das vezes, os gatos se escondem quando sentem a necessidade de se isolar. Por isso, é importante garantir que eles possuam um ambiente seguro e tranquilo para descansar sempre que precisarem.

Outros fatores também podem causar esse comportamento, como problemas de socialização, traumas, estresse e problemas de saúde. Para saber o real motivo, é importante observar bem seu gato, assim como o que ele gosta e o que provoca aversão.

Conhecendo-o mais profundamente, você saberá se ele está se escondendo em busca de tranquilidade ou se o comportamento é atípico. No segundo caso, o recomendado é ir até um hospital veterinário e checar se o incômodo está sendo causado por alguma questão médica.

Em geral, os felinos se escondem em armários, gavetas ou debaixo da cama para diminuir os níveis de estresse. Quando isso acontecer, não o incomode. Ao invés disso, contribua para manter o ambiente confortável e calmo até que o gato decida sair do esconderijo por vontade própria.

Além disso, você pode seguir os cuidados com o gato listados abaixo para fazer com que seu pet se sinta mais seguro em casa e disposto a explorar novas atividades ao seu lado:

  • Quando for receber visitas, deixe potes com ração e água em um cômodo mais distante, para que ele possa descansar sozinho se quiser;
  • Cuide da alimentação e brinque com seu gato para estreitar o relacionamento e fazer com que ele se sinta ainda mais confortável na sua companhia;
  • Estimule as atividades intelectuais com brinquedos para gato que armazenam comida. Você pode enchê-los com petiscos WHISKAS® e deixar os momentos de descontração juntos ainda mais divertidos!

 

Sentindo mais liberdade e confiança para explorar o ambiente no dia a dia, os comportamentos positivos serão mais frequentes. Quando isso acontecer, lembre-se de elogiá-lo para manter a motivação.

_________

Gostou das dicas para gatos? Acompanhe as postagens na Escola de Gatinhos e descubra mais novidades sobre o mundo felino!

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras