
As pulgas são pequenos parasitas que podem gerar diversos incômodos para os animais de estimação e seus tutores, desde coceiras no corpo até problemas de saúde mais graves, quando não tratadas corretamente.
A seguir, você descobre como identificar e como tratar pulgas em gatos, além de conferir dicas de prevenção para manter os parasitas longe do pet e da sua casa. Continue lendo e saiba mais!
Como o gato pega pulga?
Os gatos podem pegar pulgas de várias maneiras, sendo as principais o contato direto com animais infestados ou com locais ao ar livre com muita vegetação e umidade - como parques e praças. Mas não se engane, até os felinos que passam o tempo inteiro dentro de casa podem contrair o parasita. Isso porque as pulgas podem procriar e se alimentar da poeira da casa, se alojando em tapetes, sofás, camas e outros objetos até encontrarem um hospedeiro.
Pulga de gato e cachorro são as mesmas?
Não necessariamente. Existem variadas espécies de pulgas e as duas mais comuns são a pulga do gato (Ctenocephalides felis) e a pulga do cão (Ctenocephalides canis). Entretanto, a pulga do cachorro pode infestar o gato e vice-versa.
Como saber se o gato tem pulga?
Para descobrir se o gato tem pulgas, é importante observar alguns sinais comuns da infestação. O principal é a coceira excessiva, mas existem outros comportamentos que você deve ficar de olho, como:
Mordidas pelo corpo, principalmente na cauda;
Lambidas em excesso;
Queda de pelos;
Cansaço maior do que o normal (letargia);
Vermelhidão ou feridas na pele;
Pontos pretos ou marrons no pelo, que são rastros das fezes do parasita.
Como acabar com as pulgas do gato?
Ao suspeitar do gato com pulgas, procure um veterinário o quanto antes. Assim que a infestação for confirmada, o médico poderá prescrever o melhor tratamento para o quadro de saúde do pet.
Existem diversos cuidados que ajudam a tirar pulga de gato. Os principais incluem:
Antipulgas para gatos: você pode aplicar a pipeta para pulgas na pele do gato ou administrar medicamentos orais;
Banhos com shampoo para pulgas de gatos: nesse caso, o banho em gatos é recomendado para aliviar a coceira e eliminar o parasita;
Coleira contra pulgas para gato: o acessório libera quantidades seguras de remédio na pele, criando uma barreira que elimina os parasitas antes deles picarem o felino.
Caso você tenha mais de um animal de estimação em casa, é importante que o tratamento seja aplicado em todos. Assim, você evita a proliferação e reinfestação.
Como evitar pulga em gatos?
Para prevenir a infestação de pulgas no felino, é importante seguir alguns cuidados com a saúde:
Mantenha o remédio de pulgas para gato em dia, respeitando o intervalo indicado em cada opção de tratamento;
Supervisione os passeios na rua e evite que o pet ande por locais com vegetação alta e úmida;
Escove o gato diariamente e procure por sinais de parasitas no corpo todo;
Faça visitas regulares ao veterinário para examinar a saúde do pet e identificar problemas de forma precoce.
Além do tratamento de pulgas em gatos, também é importante manter a casa sempre higienizada para eliminar os parasitas que podem se alojar nos móveis, estofados e quintais. Confira nossas dicas de como eliminar pulgas de gato do ambiente:
Lave a caminha, cobertores, almofadas e outros objetos do pet com frequência;
Passe aspirador na casa toda para remover as pulgas e possíveis ovinhos;
Utilize inseticidas específicos para pulgas dentro e fora de casa, tomando cuidado para evitar o contato do felino com o produto.
Agora que você já sabe como acabar com as pulgas do gato e evitar a reinfestação, que tal conferir outros cuidados com o felino para mantê-lo saudável e ronronando? Acesse o blog WHISKAS® e saiba mais!