O clima interfere diretamente na saúde e, assim como nós, os gatos são afetados pelas mudanças na temperatura e na umidade do ar. Para garantir o bem-estar dos felinos, preparamos uma publicação com diversos cuidados que você deve seguir para aliviar o desconforto e os problemas respiratórios nos dias mais secos. Continue lendo e saiba mais!
O tempo seco faz mal para os pets?
Os meses de outono e inverno são conhecidos pelo tempo seco e, consequentemente, pelo aumento de problemas de saúde comuns, como dificuldade para respirar, desidratação e ressecamento dos olhos.
Por terem vias respiratórias sensíveis, os gatos também são frequentemente afetados pela baixa umidade do ar e precisam de cuidados especiais para evitar o desconforto e complicações mais sérias.
Quais são os problemas de saúde ligados ao tempo seco?
O ar seco pode provocar uma série de complicações. As mais comuns são:
- Problemas respiratórios: a baixa umidade afeta principalmente o sistema respiratório, provocando sintomas como tosse, espirro e dificuldade para respirar. Os casos de rinotraqueíte felina (popularmente chamada de gripe felina) também tendem a aumentar durante o período;
- Desidratação: o tempo seco faz com que o organismo do gato perca líquidos mais rápido, elevando o risco de desidratação, ressecamento nasal e ocular;
- Pele seca: a desidratação pode levar ao ressecamento da pele, provocando coceira, desconforto e, em casos mais graves, feridas e erupções cutâneas;
- Secura ocular: o tempo seco também pode causar irritação, secura, vermelhidão, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo;
- Letargia felina: a letargia em gatos é marcada pelo cansaço extremo e muito maior do que o normal, bem como a intolerância a exercícios e falta de interesse em coisas do cotidiano, como brinquedos e comida.
Como aliviar os efeitos do tempo seco?
Para reduzir os impactos do ar seco na saúde do felino, você pode seguir algumas dicas simples no dia a dia:
1 - Reforce a hidratação do pet
O bebedouro automático é excelente para hidratar, pois mantém a água sempre fresca e em movimento, tornando-a mais atraente para o pet. Outra forma de aumentar o consumo de líquidos é oferecendo alimentos úmidos para gatos. Os sachês WHISKAS® contam com alta concentração de água e estimulam o apetite com pedaços suculentos de proteínas.
Você pode servir a ração úmida para o gato pura ou misturada com a ração seca. Em dias mais quentes, você pode transferir o alimento para uma forma de picolé e congelar. Dessa forma, você alivia o calor enquanto entretém o felino com uma refeição saborosa e balanceada. Visite nosso site e confira todos os sabores!
2 – Utilize umidificador ou inalador para gatos
Para melhorar a umidade do ar, ligue o umidificador por algumas horas dentro de casa, de preferência nos cômodos em que o gato costuma descansar. Inaladores também são boas opções para aliviar a irritação nas vias nasais.
3 – Hidrate a pele do felino
Para evitar lesões na pele, busque por hidratantes corporais específicos para gatos. Lembre-se de consultar um veterinário para encontrar o produto mais adequado.
4 – Mantenha a vacinação em dia
A vacina polivalente (V3, V4 ou V5) é a forma mais eficaz de prevenir a gripe felina. Ela é obrigatória no país e sua 1ª dose deve ser administrada entre a 6ª e 8ª semana de vida do animal, seguida de duas doses em intervalos de 4 semanas. Também é necessário tomar uma dose de reforço anualmente.
5 – Visite o veterinário com frequência
Ao notar o gato espirrando, com dificuldade de respirar, com focinho ressecado ou qualquer outro problema citado anteriormente, leve-o para o veterinário o mais rápido possível. O acompanhamento médico é essencial para identificar complicações de saúde no estágio inicial e garantir a eficácia do tratamento. Aproveite as consultas para esclarecer dúvidas e receber orientações para cuidar do felino em todas as épocas do ano.
Gostou do conteúdo? No blog WHISKAS® você encontra diversas dicas de saúde, alimentação e socialização para facilitar sua rotina com o gato. Acesse e desvende o universo felino com a gente!