Existem diversos fatores essenciais quando falamos de cuidados com os gatos, e a alimentação é um deles. Uma dieta balanceada e completa é indispensável para manter a saúde em dia, fortalecendo o sistema imunológico e evitando doenças.
Cada nutriente presente na ração é importante para manter o metabolismo e o bom funcionamento dos órgãos vitais. Hoje vamos falar um pouco mais sobre os prebióticos: fibras que atuam na flora intestinal e oferecem diversos benefícios para a saúde do gato. Confira!
O que são prebióticos?
Os prebióticos são fibras não digeríveis pelo intestino delgado e que oferecem diversos benefícios para o organismo, alimentando as bactérias boas que se alojam na microbiota do felino. Em outras palavras, são nutrientes que agem de forma preventiva para manter a flora intestinal em dia. Por isso, são indispensáveis em uma dieta balanceada e completa.
Para garantir sua eficiência, o prebiótico deve ser pouco fermentável pelas bactérias presentes na boca e indigestível durante seu trajeto pelo sistema gastrointestinal. Entretanto, é importante que ele seja fermentado por bactérias benéficas na flora intestinal. Os prebióticos mais comuns são:
- Glicoligossacarídeos (GOS);
- Lactoligossacarídeos;
- Xiloligossacarídeos (XOS);
- Frutoligossacarídeos (FOS);
- Mananoligossacarídeos (MOS).
Qual a diferença entre prebióticos e probióticos?
Muitas pessoas confundem prebióticos e probióticos. Apesar de ambos serem essenciais para a saúde do gato, é importante saber a diferença entre eles: como vimos, os prebióticos são nutrientes que alimentam a microbiota do intestino e devem estar presentes na rotina alimentar do pet.
Já os probióticos são micro-organismos vivos que estão naturalmente inseridos no sistema digestivo, as chamadas bactérias boas. Eles são responsáveis pela reposição da flora intestinal e costumam ser utilizados apenas quando há um desequilíbrio no organismo, como em casos de diarreia, por exemplo. Por isso, devem sempre ser administrados com recomendação do veterinário.
Quais são os benefícios dos prebióticos para a saúde dos gatos?
Como já vimos, os prebióticos são responsáveis por alimentar a microbiota e manter a flora intestinal em dia. Mas não é só isso: o nutriente também oferece outros diversos benefícios para a saúde do gato, como:
- Reduzir o risco de câncer de colón;
- Auxiliar no metabolismo de lipídios;
- Aumentar a absorção de cálcio;
- Fortalecer o sistema imunológico.
Ao aumentar a imunidade do gato, os prebióticos consequentemente contribuem para a diminuição do risco de outras doenças, aumentando a expectativa de vida dos felinos e garantindo uma rotina mais saudável. Para fazer o gato ronronar o dia todo!
Como encontrar prebióticos para gatos?
Para assegurar a qualidade de vida que seu felino merece, é importante que os prebióticos façam parte de seu dia a dia. E para ajudar, temos uma ótima notícia: esses nutrientes estão presentes na maioria das rações para gatos. Portanto, não esqueça de conferir as informações nutricionais na embalagem do alimento ou na receita do produto utilizado.
Portanto, para garantir a quantidade de prebióticos que o pet precisa, basta investir em uma alimentação balanceada e completa, como as rações WHISKAS®: nossas saborosas linhas de alimentos secos e úmidos contam com a porção ideal de nutrientes para todas as fases da vida.
Elas são desenvolvidas de acordo com as orientações do Centro de Pesquisas WALTHAM®, a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação. Você ainda pode servi-las puras ou misturando a ração seca e a úmida, para garantir ainda mais benefícios à saúde.
Confira os produtos em nosso site e encontre a melhor opção para o seu amigo. São diversos sabores para variar e tornar as refeições ainda mais gostosas!
Gostou do conteúdo? No site WHISKAS® você confere diversas matérias sobre alimentação e saúde. Acesse e fique por dentro de tudo!