
Mais um ano está acabando e, com isso, as viagens de Natal e Ano Novo ficam cada vez mais perto. Se você está pensando em fazer as malas para curtir as festas fora de casa e quer levar o felino junto para aproveitar a viagem, é importante tomar alguns cuidados especiais.
A seguir, você confere 6 dicas para fazer o transporte do gato com segurança e aproveitar a viagem ao lado dele com conforto e tranquilidade. Venha com a gente e saiba mais!
1 - Marque uma consulta veterinária
O primeiro passo é levar o felino para realizar um check-up. Durante a consulta, informe ao veterinário qual será o destino da viagem, tempo de duração da hospedagem e meio de transporte escolhido. Quanto mais informações o médico tiver, mais fácil será para verificar suas condições de saúde e necessidades durante o período fora de casa.
O veterinário também poderá reforçar vacinas e vermífugos, de acordo com o calendário de vacinação do gato. Apesar da vacina antirrábica ser a única obrigatória no Brasil, é importante seguir todas as recomendações médicas para prevenir doenças e garantir a saúde do felino em todos os momentos.
2 - Procure por uma hospedagem pet friendly
Com o “ok” do veterinário, chegou a hora de encontrar a hospedagem perfeita para você e para o felino. Quando estiver pesquisando por hotéis ou estadias por aplicativo, verifique se o local é pet friendly. Ou seja, se ele permite a entrada de animais de estimação.
Atualmente, grande parte dos estabelecimentos aceita cães e gatos de pequeno e médio porte. Além disso, há hotéis que ainda oferecem espaços de lazer e atividades exclusivas para os felinos. Demais, né?
3 - Acostume o felino com a caixa de transporte
Para viajar, você pode levar o gato no ônibus, no carro ou no avião. Entretanto, é obrigatório que ele esteja acomodado dentro de uma caixa de transporte para facilitar a locomoção e garantir a segurança do pet nas três situações.
Para não deixar o gato estressado ou com medo do ambiente, recomendamos que você dê um tempo para que ele se familiarize com a caixa de transporte. Afinal, ele irá passar um bom tempo lá dentro.
Deixe a caixa aberta na sala de casa durante a semana que antecede a viagem e incentive o felino a conhecê-la. Aos poucos, ele irá se acostumar com a ideia e se sentir seguro na hora de viajar. Quanto mais tranquilo ele estiver, mais fácil será a viagem para todo mundo.
Se você ainda não possui uma caixa de transporte para gatos, procure comprá-la com certa antecedência, principalmente se for pela internet. Assim, você evita transtornos caso a entrega atrase e ainda garante o tempo necessário para acostumar o felino. Seja em petshops físicos ou lojas online, você encontra caixas de diversos tamanhos e modelos para garantir o máximo de conforto para o pet.
4 - Arrume uma mala com os objetos do gato
Da mesma forma que você arruma uma mala com documentos, roupas, calçados e acessórios, o felino também precisa estar com seus pertences ao alcance para aproveitar uma estadia mais tranquila e confortável.
Para começar, vamos ao item obrigatório: para embarcar no ônibus ou avião, você precisa apresentar a carteira de vacinação do gato atualizada. Os seguranças de trânsito e proprietários da hospedagem também podem pedir a apresentação do documento. Então, já pegue a carteira antes de começar a arrumar as malas.
Depois, separe alguns dos brinquedos favoritos e objetos pessoais do gato, como cobertor, caminha, comedouro e bebedouro. Ter os pertences com seu cheiro por perto irá ajudar tanto no transporte quanto na adaptação ao novo ambiente.
5 - Providencie uma plaquinha de identificação para gato
Mesmo redobrando a segurança e os cuidados com o gato, ninguém está 100% livre de uma fuga. Se seu amigo ainda não possui placa de identificação, providencie uma antes da viagem. Ela deve conter o nome do animal e pelo menos um telefone para contato. Assim, caso ele fuja, será mais fácil de encontrá-lo.
6 – Leve Alimentos WHISKAS® para onde for
Por último, mas não menos importante, lembre-se de levar a comida favorita do felino para todos os lugares. Além de garantir uma alimentação completa e balanceada todos os dias, ela irá facilitar a adaptação ao novo ambiente, fazendo com que ele se sinta em casa. <3
Se for ficar fora por apenas um final de semana, opte pelas rações secas WHISKAS® na embalagem de 900 g. Elas cabem facilmente em qualquer mala e não ocupam muito espaço. Já para viagens longas com o gato, recomendamos comprar as embalagens com 2,7 kg de ração, que são maiores, mas ainda cabem tranquilamente nas malas.
Lembre-se também de garantir os sachês WHISKAS® para manter a hidratação do pet e tornar as refeições ainda mais atraentes. Com nossos sabores irresistíveis, a viagem vai ser um sucesso!
Por fim, não esqueça dos petiscos WHISKAS®: eles são ótimos aliados para acalmar o gato na estrada ou no voo, recompensar bons comportamentos e brincar com o pet durante a viagem. Você pode colocá-los em brinquedos interativos que soltam petiscos ou criar uma caça ao tesouro dentro do quarto de hotel. Sua imaginação é o limite!
Para finalizar, aqui vai mais uma dica: dependendo do destino da sua viagem, pode ser difícil encontrar algum produto específico. Por isso, recomendamos que você compre todos os alimentos do gato antes de fazer as malas. Clique aqui e confira a linha completa de rações e petiscos WHISKAS®. Depois, é só garantir os alimentos preferidos do felino no e-commerce de um de nossos parceiros!
Curtiu? Aqui no blog WHISKAS® você encontra diversas dicas de alimentação, saúde e bem-estar, além de curiosidades sobre os comportamentos do gato. Acesse e desvende todos os mistérios do universo felino!