WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Brincadeiras e ambiente","url":"\/comportamento\/brincadeiras-e-ambiente"},{"text":"O que e gatificacao e como criar um ambiente gatificado","url":"\/comportamento\/brincadeiras-e-ambiente\/o-que-e-gatificacao-e-como-criar-um-ambiente-gatificado"}]

O que é Gatificação e como criar um ambiente gatificado?

Um gato de pelo amarelo e algumas listras em tons mais escuros deitado em sua toca de madeira olhando fixamente para a câmera, ao lado dois vasos de planta e um sofá cinza.

Já ouviu falar em Gatificação? Essa dúvida surgiu em nossa conta no Instagram e resolvemos trazer a conversa para cá. Afinal de contas, como amantes de gatos, uma das nossas maiores preocupações é garantir que eles estejam felizes, confortáveis e com a saúde mental e física sempre em dia. Com a Gatificação você coloca isso tudo em prática de uma forma bem divertida e com muito bom gosto. Não é demais?

Gatificação é o processo de adaptação da sua casa para suprir as necessidades do seu gato. Criar um ambiente doméstico propício para as suas necessidades naturais, que envolvem alterações na decoração e disposição dos móveis do seu lar. Assim, você pode acomodar as brincadeiras, o descanso e os hábitos higiênicos do felino.

Neste artigo, vamos entender a origem do termo e quais as melhores ideias e alternativas para adaptar seu lar para os bichanos. Vamos lá? 

A origem da Gatificação

O termo 'Gatificação' foi popularizado pelo programa de TV 'My Cat From Hell', apresentado pelo especialista em gatos Jackson Galaxy. Em um de seus episódios, Galaxy ajudou uma família a redesenhar sua casa para atender às necessidades dos felinos com uma maior qualidade de vida. Ele então se referiu ao processo como 'Catfication'. O termo ficou  bem conhecido entre os entusiastas de gatos (e até virou um livro). 

Quando você 'gatifica' sua casa, ajuda a prevenir comportamentos destrutivos dos gatos. Escalar e arranhar são características naturais dos felinos, e ao espalhar pela casa superfícies apropriadas para esses comportamentos, você evita que eles danifiquem móveis e outros utensílios domésticos indesejados. Essa prática também pode melhorar a saúde física e mental dos gatinhos, suprindo a necessidade de estímulo e exercício para mantê-los felizes e saudáveis.

A melhor parte é que, quando você cria um ambiente amigável para gatos, também tem oportunidade de mudar os ares de seu lar e sair da rotina. 

Uma sala ampla com sofá, poleiros na parede, tocas de madeira e arranhadores.

Exemplos de como adaptar seu lar para os gatos

Já vimos que, ao fazer mudanças simples em sua casa, você pode criar um espaço amigável para felinos, acomodando seus instintos e necessidades naturais. Não importa se você vai comprar móveis para gatos ou fazer seus próprios projetos gatificados, quem sai ganhando é sempre seu amigo peludo.

Selecionamos aqui algumas ideias de DIY para Gatificação dos seus ambientes:

1. Crie uma árvore ou poleiro para gatos escalarem

Como já falamos por aqui, gatinhos adoram escalar e empoleirar-se em lugares altos. Oferecer uma árvore ou poleiro para eles pode satisfazer esse instinto natural (e a diversão é garantida), além de ser um dos favoritos entre os brinquedos para gatos. Você pode tanto comprar uma árvore para felinos quanto fazer a sua própria. Utilize materiais como canos de PVC e restos de carpete e certifique-se de deixar a árvore presa a uma parede ou no teto. Nunca se sabe o que eles podem aprontar, né?.

Dois arranhadores  e um gato de cor bege saltando de um deles em fundo cinza.

2. Ofereça superfícies para arranhar.

Os gatos precisam de arranhadores para manter suas garras saudáveis e limpas. O ideal seria aproveitar que você já está montando a árvore ou poleiro e coloque superfícies apropriadas para eles arranharem bastante e evitar que danifiquem seus móveis. Você também pode comprar um poste para arranhar ou fazer o seu próprio usando materiais como papelão, corda de sisal ou restos de carpete.

Um gatinho de pelo amarelo e listras marrom e olhos amarelos, olhando fixamente para algo enquanto abraça o arranhador em fundo desfocado.

3. Instale prateleiras para gatos e crie um circuito de caminhada no alto

Normalmente o termo verticalização vem bem associado ao contexto da gatificação. Uma forma de dar mais espaço vertical ao seu gato é instalando prateleiras pelas paredes. Você pode usar modelos flutuantes ou fazer as suas próprias usando tábuas e suportes de madeira. Eles podem usar as prateleiras para escalar, pular e descansar, é um ótimo playground para gatos. Crie rotas ligando móveis altos com as prateleiras. Além dele ter opções de caminhos para a parte de cima dos móveis, vai se sentir mais seguro e protegido com fácil acesso aos seus territórios e locais favoritos para descanso.

Imagem de um gato com pelagem marrom em um playground para gatos branco e verde suspenso em uma parede branca que também possui um adesivo preto de folhagem.

4. Crie um jardim de erva-dos-gatos.

Muitos felinos não resistem ao cheiro e sabor do catnip, também conhecido como 'erva do gato'. Ter um jardim de catnip pode ser uma excelente fonte de entretenimento e relaxamento para o pet. Você pode cultivar catnip dentro de casa ou ao ar livre, dependendo do local da sua residência. O local só precisa ser bem arejado e cheio de luz. Só tome cuidado para a erva não ocupar todo o seu jardim e a plantação sair do controle. Catnip ainda ajuda ao afastar roedores de sua casa.

Imagem de um gato calicó preto, caramelo e branco de olhos fechados na frente de um vaso com erva-dos-gatos. Ao fundo, um ambiente desfocado.


Gostou das dicas? No site WHISKAS® você fica por dentro de tudo o que acontece no universo felino. Acesse e confira nossas atualizações! 
 

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras