
O comportamento felino pode ser bastante desafiador durante as festas de fim de ano. Se você convive com um, provavelmente já presenciou o gato derrubando a árvore de Natal ao pular ou tentar escalá-la. Apesar da curiosidade ser natural, é preciso pensar em algumas medidas de proteção para conciliar a beleza da decoração e a segurança do pet.
A seguir, você descobre como proteger a árvore e garantir que o gato aproveite o clima natalino junto com toda a família. Continue lendo e confira nossas dicas!
Como proteger a árvore de Natal dos gatos?
Para proteger a decoração de Natal dos ataques do felino, procure posicionar a árvore em um local de difícil acesso para o pet. Evite deixá-la perto de móveis e outros objetos que podem ser usados como escada para chegar até ela. Outra dica interessante é prender a árvore na parede ou no teto utilizando cordas. Dessa forma, ela não irá tombar caso o gato decida escalá-la.
O educador sanitário também pode ajudar a proteger a decoração. Borrife o produto na árvore para que o cheiro o mantenha longe do local, assim como fazemos para evitar que ele urine em sofás, tapetes e outros tecidos.
Se você tiver uma árvore de Natal pequena em cima do móvel, recomendamos fixá-la na superfície com cola quente ou fitas adesivas, para que ela não caia com empurrões.
A árvore de Natal pode machucar o gato?
Sim. Infelizmente, a árvore de Natal pode representar alguns riscos para a saúde e bem-estar do felino. Um gato curioso provavelmente vai tentar escalar a árvore, podendo causar quedas e ferimentos. Além disso, você também deve se preocupar com o restante da decoração: o pisca-pisca de Natal pode provocar choques elétricos caso o felino decida mastigá-lo. O globo de neve e outros objetos de vidro também podem quebrar ao cair no chão e causar acidentes, como cortes na pele do pet.
Qual é a melhor árvore de Natal para gatos?
A melhor árvore de Natal para quem tem gatos é a artificial. Ao contrário da árvore de Natal natural, ela não possui um cheiro atrativo e, por isso, chama menos atenção do felino. Além disso, ela é mais resistente e segura para a saúde, pois não possui substâncias tóxicas nem espinhos presentes em folhagens de verdade, como é o caso dos pinheiros.
Para obter uma árvore de Natal anti-gatos, invista em um modelo com base sólida e larga. Assim, você reduz as chances de a árvore balançar ou cair quando o pet tentar se pendurar nela. Na hora de montar a decoração natalina, evite objetos com fios - para que o felino não se enrosque nem tome choques - ou feitos de vidro – para não correr o risco de quebrar.
Uma alternativa criativa para as celebrações de fim de ano é a árvore de Natal de parede. Você pode criá-la colando papéis, tecidos e adesivos na parede. Ela irá proporcionar todo o charme do Natal, mas sem ocupar espaço nem superfícies, evitando que o felino escale e derrube a decoração.
Como fazer uma árvore de Natal com arranhador?
Em vez de procurar uma árvore de Natal à prova de gatos, você também pode criar uma que seja feita especialmente para pets. A árvore com arranhador para gatos permite que o felino interaja com ela e gaste a energia acumulada sem estragar o objeto nem causar acidentes. Outro ponto positivo é que você pode adaptar o objeto para o tamanho que preferir. Descubra abaixo como fazer uma árvore de Natal para gatos:
Itens que você vai precisar:
Cone de plástico (que você pode comprar pela internet);
Corda de sisal verde;
Pistola e bastões de cola quente;
Brinquedos para gatos (como ratinhos e bolinhas).
Passo a passo:
1 - Apoie o cone no chão ou em uma mesa para trabalhar com mais conforto. Ele será a base do arranhador/árvore;
2 - Utilize a cola quente para fixar a ponta do sisal em uma das extremidades do cone;
3 - Enrole o sisal no cone até cobri-lo por completo. Cole todas as partes com cola quente para garantir a fixação;
4 – O arranhador está pronto, mas você pode colocar enfeites de Natal na “árvore” para deixá-la mais bonita e atrativa. Para isso, prenda brinquedos próprios para o pet no sisal. Ratinhos e bolinhas são excelentes opções!
Agora que você já conferiu as ideias de árvore de Natal para quem tem gatos, que tal descobrir outras dicas para manter a segurança do pet dentro de casa em todas as épocas do ano? Acesse o blog WHISKAS® e saiba mais!