WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Bem estar","url":"\/bem-estar"},{"text":"Saude","url":"\/bem-estar\/saude"},{"text":"Raiva felina sintomas e dicas para identificar","url":""}]

Raiva felina: sintomas e dicas para identificar

Imagem de um gato cinza, branco e bege nas mãos de um médico veterinário, utilizando uma luva cinza e ostentando um estetoscópio no pescoço.

A raiva é uma doença extremamente grave e letal, caracterizada como uma zoonose. Ou seja, é uma enfermidade que pode ser transmitida do animal para os seres humanos que convivem com ele. Por conta disso, trata-se de uma questão de saúde pública que deve ser levada a sério por toda a população. 

A seguir, você descobre mais detalhes sobre a causa e transmissão da doença, bem como os principais sintomas de um gato com raiva e a principal forma de prevenção. Venha com a gente e saiba mais! 

O que causa a raiva em gatos?

Imagem de um gato amarelo e preto com olhos verdes deitado dentro de uma parte de um playground forrado de pelúcia branca.

A raiva é causada por um vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Ele é responsável pela infecção em todos os mamíferos, desde gatos até seres humanos. 

Como a raiva é transmitida? 

A transmissão da raiva acontece por meio do contato com o sangue ou saliva de um ser infectado pelo vírus. Na maioria dos casos, ela ocorre por conta de mordidas e arranhões. Por esse motivo, os felinos que possuem acesso às ruas sem supervisão são os mais suscetíveis à doença, já que podem se envolver em brigas e acidentes com outros animais com mais facilidade.

Quais são os sintomas da raiva em gatos? 

Imagem de um gato amarelo deitado sobre um tapete em tons de marrom, com as orelhas em pé.

A raiva afeta, principalmente, o sistema nervoso. Por isso, os felinos tendem a manifestar diversas mudanças comportamentais após contrair a doença. Confira, a seguir, os sinais de raiva mais comuns:

  • Produção excessiva de saliva; 
  • Redução dos reflexos da pálpebra; 
  • Caimento da mandíbula; 
  • Espasmos; 
  • Tremores e convulsões; 
  • Desorientação; 
  • Isolamento; 
  • Estrabismo; 
  • Sensibilidade extrema à luz (fotofobia); 
  • Miados excessivos; 
  • Febre; 
  • Falta de apetite.

Conforme a doença avança, é comum que o gato com raiva também apresente paralisia geral. Nesse estágio, recomenda-se que o animal já esteja isolado em um centro de zoonoses ou clínica veterinária, para que ele possa ser acompanhado por médicos e não corra o risco de infectar mais ninguém. 

Como saber se o gato tem raiva?

Mesmo os sintomas da raiva sendo bem visíveis, eles não são o suficiente para confirmar o diagnóstico da doença. Afinal, existem outros problemas de saúde que também afetam o sistema nervoso e podem desencadear sinais semelhantes. 

Além disso, o diagnóstico só pode ser definido após a morte do animal. Isso porque, durante a necropsia, o profissional irá analisar a existência de corpúsculos de Negri (formações específicas da raiva) dentro das células nervosas. Se a presença for confirmada, o diagnóstico da doença é oficializado. 

Existe tratamento para a raiva?

Não. Infelizmente, a raiva é uma doença sem cura para animais. A expectativa de vida do gato é de 3 a 7 dias após a aparição dos primeiros sintomas.  

Como prevenir a raiva?

Imagem de um gato branco e laranja deitado em uma mesa, recebendo uma injeção de um médico veterinário com roupas e luvas brancas.

Apesar de não haver cura para a doença, existe um método de prevenção da raiva extremamente eficaz: a vacinação. A vacina antirrábica é obrigatória no Brasil e deve ser aplicada nos filhotes a partir dos 4 meses de vida, com doses de reforço anuais. 

Em diversas cidades, a vacina contra raiva é aplicada de forma gratuita pelos centros de zoonoses. Entre em contato com a unidade mais próxima da sua residência e informe-se. Se preferir, vá até o hospital veterinário de sua preferência.


Agora que você já sabe como prevenir a raiva, acesse nosso blog e informe-se sobre outras doenças que afetam a saúde dos felinos, como a conjuntivite e a dermatofitose. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será para cuidar do seu pet! 

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras