WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Comportamento","url":"\/comportamento"},{"text":"Curiosidades","url":"\/comportamento\/curiosidades"},{"text":"Sao joao saiba os cuidados para se ter com o gato durante data","url":""}]

São João: saiba os cuidados para se ter com o gato durante a data

Imagem de um gato tabby cinza com olhos amarelos, sentado com a língua para fora, com uma parede amarela ao fundo.

O São João é uma tradição bastante amada e aguardada pelos brasileiros. Entretanto, as festas juninas podem ser um momento de estresse e perigo para os nossos gatinhos, mesmo que as comemorações sejam feitas em casa.

Para te ajudar a celebrar o São João ao lado do felino, preparamos um conteúdo especial com dicas para proteger o pet durante as festas, além de ideias para montar uma festa junina felina. Leia e saiba mais!

Quais cuidados devo ter com o gato na festa junina?

Imagem de um gato laranja com o peito branco deitado em uma cama para gatos cinza e branca, sobre um tapete, com uma poltrona, estante e outros itens ao fundo.

Confira, a seguir, três cuidados fundamentais que você deve ter com o gato durante as festas:

  1. Mantenha o gato dentro de casa

Durante as festas de São João, é comum que haja bastante movimentação de pessoas e barulhos que podem estressar e assustar os felinos, provocando fugas e acidentes. Para evitar complicações, mantenha o gato em um local seguro, telado e tranquilo da casa, como o quarto favorito dele.

Arrume o cômodo com bebedouro, comida, caminha, cobertores e brinquedos para que o pet fique entretido. Se ele estiver acostumado com o barulho da televisão, deixe-a ligada para distraí-lo dos ruídos exteriores com um som familiar.

  1. Faça companhia para ele

Se o felino continuar estressado mesmo em um cômodo afastado e tranquilo, saia um pouquinho da festa e faça companhia para ele. Distraia-o com seus brinquedos favoritos e petiscos para que ele consiga relaxar.

  1. Tome cuidado com as comidas de festa junina

O cardápio para festa junina envolve diversas comidas deliciosas para humanos. Contudo, os pratos típicos podem ser bastante perigosos para os animais, causando intoxicação e problemas gastrointestinais. Confira, a seguir, os principais alimentos tóxicos para gatos:

  •  Milho cozido: apesar de não ser tóxico, o milho é um alimento rico em fibras e, por isso, é difícil de digerir para os gatos, provocando dores no abdome e diarreia;

  • Pipoca: os pequenos grãos podem causar engasgo. Além disso, se estiverem com sal e manteiga, também podem desencadear complicações gastrointestinais;

  • Churrasco: a gordura e o tempero dos espetinhos também são prejudiciais à saúde e agridem o estômago do felino;

  • Cachorro-quente: a salsicha contém alto teor de sódio e outros ingredientes triturados que podem fazer mal à saúde. Além disso, existem mais complementos do lanche que são perigosos para os animais, como milho, maionese, ketchup e mostarda;

  • Doces: os doces típicos de festa junina - como paçoca, cocada e pé de moleque - contêm altos níveis de açúcar, o que pode levar a obesidade e diabetes.

Como criar uma festa junina pet?

Imagem de decoração de festa junina com um balão colorido e ao fundo diversas bandeirinhas azuis, vermelhas e amarelas.

Para que o felino possa comemorar o São João ao seu lado com tranquilidade e segurança, separamos algumas ideias para festa junina que você pode testar na sua casa ou apartamento:

Crie uma decoração temática

Faça uma lista de coisas que tem na festa junina e tente adaptá-la para o espaço da sua casa. Você pode pendurar bandeirinhas e balões no teto, colar um desenho de fogueira na parede e usar toalhas xadrez nas mesas para tornar o ambiente alegre e divertido.

Aposte em brincadeiras juninas para o gato

As barracas da festa junina também podem fazer parte do evento para felinos, principalmente as de brincadeiras. Monte uma barraca de pescaria com uma bacia, areia e os brinquedos favoritos do gato. Túneis, arranhadores e bolinhas com dispenser de petiscos também são bem-vindos para entreter o pet.

Coloque um som para o gato relaxar

Em vez de músicas altas, opte por sons que ajudem o felino a se sentir confortável durante a festa. No final dessa página, você encontra um vídeo com sons para o gato relaxar + ronronados. Se preferir, clique aqui e assista direto no nosso canal do YouTube!

Imagem de um gato-de-bengala sentado com a pata erguida em direção ao seu tutor, que segura um petisco. Ao fundo, um sofá com almofadas.

Deixe a festa mais gostosa com WHISKAS®

Em uma festa junina pet friendly, não pode faltar WHISKAS®. Nossas deliciosas linhas de rações secas, sachês e petiscos para gatos são ideais para deixar o São João mais divertido e cheio de ronronados. Você pode dispô-los sobre uma mesinha baixa decorada com toalha xadrez ou colocá-los em brinquedos interativos para entreter o felino.

Todas as nossas receitas são desenvolvidas em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, você cuida da saúde do pet em todas as épocas do ano. Clique aqui e garanta os alimentos WHISKAS® para seu São João!


Aqui no blog WHISKAS® você encontra diversas dicas de alimentação, saúde e cuidados com o gato, além de ideias de brincadeira e socialização para mantê-lo ronronando todos os dias. Acesse e saiba mais!

imagem abstrata com varias silhuetas de gatos em tons de roxo

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras