Quem tem felinos em casa provavelmente já reparou que eles miam de formas diferentes ao longo do dia. Mas você sabia que cada som tem um significado diferente? No artigo de hoje, você descobre os principais tipos de miados e seus significados, além de dicas para acalmá-los quando estiverem fazendo muito barulho. Continue lendo e saiba mais!
Por que os gatos miam?
De maneira simples, podemos dizer que o miado de gato é como a voz dos humanos: uma forma que os felinos encontraram para se comunicarem com os tutores e outros animais, expressando suas necessidades, emoções e vontades. Sendo assim, eles podem miar por diversos motivos diferentes, como veremos a seguir.
Gato miando: o que significa?
O gato pode miar por diversas razões, como felicidade, medo e desejo de atenção, e cada um desses motivos possui um som diferente. Conheça abaixo os principais tipos de miados e seus significados:
1 - Miado alto
Se encontrar o gato miando alto, provavelmente é porque ele está tentando chamar a sua atenção para receber carinho.
2 - Miado baixo
Miados baixos costumam indicar alguma necessidade. O felino pode miar dessa forma para dizer que está com fome ou que a caixa de areia está suja, por exemplo.
3 - Miado curto
Os felinos tendem a emitir miados curtos quando estão cumprimentando alguém. Por isso, é normal que o pet mie dessa forma após você acordar ou quanto voltar para casa. Se ele for extrovertido, também irá miar curto para as visitas, mostrando que está feliz em recebê-las. Fofo, né?
4 - Miado longo e frequente
Se encontrar o gato miando sem parar e de maneira longa, é importante prestar atenção. Os felinos usam esse tipo de miado para mostrar que estão desconfortáveis com algo. Isso pode ocorrer por conta de dor, medo ou irritação com alguma situação, como ser pego no colo contra a vontade.
5 – Miado alto e grosso
No caso das fêmeas não castradas, também existe o miado de gato no cio. Ele é bastante intenso - lembrando o som de berro misturado com choro – e usado para chamar a atenção dos gatos machos próximos à residência.
Como acalmar um gato miando muito?
Por mais que seja natural, a gente sabe que um gato miando o tempo todo pode causar incômodos, principalmente com os vizinhos. Para não ter dores de cabeça, separamos algumas dicas de como acalmar o gato nessas situações:
Proporcione estímulo mental e físico: para evitar que o felino mie para chamar atenção, separe momentos do dia para estreitar os laços com ele. Passeios e brincadeiras são ideais para entretê-lo e aliviar o tédio;
Verifique as necessidades básicas: se desconfiar que o gato está miando por conta de necessidades, veja se ele possui água fresca e se está perto da hora dele comer. Lembre-se também de checar a caixa de areia para ver se ela está limpa o suficiente para ele utilizá-la;
Crie um ambiente calmo: como vimos, os miados altos e contínuos podem expressar algum tipo de desconforto. Para acalmar um gato agitado e ansioso, separe um canto da casa em que ele poderá descansar sem barulhos e incômodos;
Consulte um veterinário: se o miado excessivo continuar após a dica acima, consulte um veterinário para verificar se ele não está com algum problema de saúde. Quanto antes a causa for identificada, mais fácil será para tratá-la;
Opte pela castração: a melhor forma de acalmar um gato miando no cio é optando pela castração. Além de cessar esse miado, a operação previne a gravidez indesejada e oferece diversos benefícios para saúde e bem-estar do pet, reduzindo os riscos de doenças, instintos agressivos e tentativas de fuga. Consulte um veterinário e saiba mais sobre o procedimento.
Agora que você já sabe identificar os principais tipos de miados, que tal descobrir outras curiosidades sobre gatos? Visite o blog WHISKAS® e desvende o universo felino com a gente!