Quando um gato entra para a família, é impossível não se divertir com uma rotina cheia de energia e peripécias pela casa. Mas… será que estamos usando o sexo certo aqui? Seria “um gato” ou “uma gata”?
Saber o sexo do felino é essencial para manter os cuidados adequados com a saúde, comportamento e bem-estar. E é sobre isso que vamos conversar hoje, com dicas de métodos e formas de você descobrir o sexo do gato.
Por que é tão difícil determinar o sexo de um gatinho?
Vários fatores contribuem para que a identificação do sexo não seja uma das tarefas mais simples. Podemos listar aqui alguns fatores que dificultam essa identificação do sexo do gato. Vamos lá:
Tamanho: eles são pets pequenos e delicados. Por isso, as genitálias dos gatos são ainda menores e menos desenvolvidas que em outros animais.
Aparência: gatinhos machos e fêmeas podem ser muito semelhantes em vários aspectos, inclusive genitais. A abertura genital em fêmeas, por exemplo, pode ser maior do que o normal, fazendo com que pareça um órgão masculino. Da mesma forma como gatinhos machos podem ter um órgão genital menos evidente, fazendo com que pareça um órgão feminino.
Idade: para felinos muito jovens, pode ser difícil determinar o sexo, pois seus órgãos reprodutivos ainda não estão totalmente desenvolvidos. A identificação fica mais simples conforme eles vão amadurecendo e se tornando gatos adultos.
Comportamento: gatinhos e gatinhas têm personalidades diferentes. Mas essas diferenças nem sempre estão evidentes. Uma fêmea pode exibir comportamentos masculinos, como ser mais ativa e enérgica, enquanto um macho pode ser mais reservado.
Métodos para determinar o sexo de um gatinho
Como já vimos por aqui, saber se um gato é fêmea ou macho é um passo importante para cuidar do seu amigo peludinho. Você pode usar exame físico ou partir para testes genéticos. Vamos entender melhor esses métodos:
1 – Faça um exame físico
Esse é um dos métodos mais simples de resolver a questão. Tanto em casa quanto no consultório veterinário. Levante suavemente o rabo do gatinho e examine a área genital que fica abaixo dele. Os gatinhos machos têm um pênis localizado logo abaixo do ânus. Parece uma pequena protuberância elevada com uma fenda no centro. Essa protuberância é o prepúcio, usado para cobrir o pênis quando não está em uso. Gatinhas fêmeas, por outro lado, têm uma pequena fenda localizada logo abaixo do ânus. Geralmente tem a forma de um ponto de exclamação de cabeça para baixo. Esta é a abertura da vulva, que é usada para urinar e reproduzir.
2 – Recorra aos testes genéticos
Esse método é mais preciso do que o exame físico ou a observação do comportamento, mas também é, obviamente, o mais caro. Você pode pedir ao seu veterinário para realizar um teste de DNA ou colher uma amostra do sangue do seu gatinho para identificar seus cromossomos sexuais. Uma das principais vantagens de utilizar esse método é que, assim como os humanos, você consegue saber qual a propensão de doenças e problemas de saúde podem estar no futuro do seu gatinho.
Não esqueça de consultar seu veterinário caso tenha alguma dúvida sobre esses aspectos e concentre-se sempre nas necessidades e comportamentos individuais do felino, independentemente do seu sexo.
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. No site WHISKAS® você fica por dentro de tudo o que acontece no universo felino. Acesse e confira nossas atualizações!