Os felinos são bastante apegados à rotina e, por isso, podem se estressar com facilidade quando algo sai do conforme, prejudicando a saúde e o bem-estar. Se você tem um gato em casa, é importante saber como acalmá-lo quando ele estiver se sentindo nervoso, estressado ou com medo.
No artigo de hoje a gente te explica o que pode deixar o gato nervoso e como identificar se ele está passando por um momento ruim. Ao final, você também confere dicas de como acalmá-lo no dia a dia. Leia e saiba mais!
O que deixa um gato estressado?
Existem várias coisas que podem deixar os gatos assustados, nervosos ou estressados. Como mencionado, as alterações na rotina – como mudança de casa e chegada de um novo membro na família - são as principais causas para isso.
Barulhos altos, falta de higiene, visitas de desconhecidos e interações com outros animais também podem causar desconforto ao felino. Por fim, a solidão também pode provocar estresse, principalmente quando o animal passa longos períodos sem companhia e estímulos físicos e mentais.
Como saber se o gato está estressado?
Para identificar se há algo de errado com o pet, atente-se aos seguintes sintomas de gato estressado:
Agitação;
Comportamento agressivo;
Mudanças repentinas no apetite;
Quadros de diarreia ou vômito;
Coceira intensa;
Queda localizada de pelos;
Lambeduras excessivas;
Miados mais altos que o normal;
Idas ao banheiro fora da caixa de areia;
Tendência a se esconder.
Como acalmar um gato nervoso ou estressado?
Ao notar o gato com um dos comportamentos acima, é importante que você tente acalmá-lo o mais rápido possível. Caso encontre-o irritado com algum barulho, pessoa ou animal desconhecido, leve-o para um ambiente tranquilo e reduza os ruídos externos com o som da TV ou de músicas que o gato já esteja acostumado a escutar.
Faça companhia o tempo inteiro para que ele entenda que está seguro e distraia-o com brinquedos e petiscos para que ele consiga esquecer da situação estressante e relaxe.
Se perceber sintomas relacionados à saúde - como coceira intensa, queda de pelos, vômito e diarreia - consulte um veterinário para diagnosticar a causa do problema e estabilizar o quadro antes que os sintomas se agravem.
Como ajudar o gato a não se estressar?
Infelizmente, não é possível prever todas as situações que podem deixar o gato assustado ou nervoso. Entretanto, existem alguns cuidados essenciais que ajudam a prevenir os riscos e a manter a qualidade de vida no dia a dia. Confira 5 dicas, a seguir:
Organize uma rotina com horários fixos para as refeições, brincadeiras e exercícios físicos;
Crie um ambiente gatificado, com brinquedos interativos, circuitos verticais, túneis e arranhadores que estimulem o animal e enriqueçam o ambiente para que ele possa explorá-lo;
Reserve momentos do dia para brincar e dar atenção ao gato. Se possível, considere também adotar um outro pet para que ele tenha companhia durante o dia inteiro;
Mantenha a caixa de areia limpa e acessível para que o gato possa usá-la sempre que precisar;
Reproduza sons familiares e que estimulem o relaxamento. No canal do YouTube de WHISKAS® você confere músicas para acalmar gatos que misturam o som dos ronronados com outros ruídos que estimulam o relaxamento. Clique aqui e aumente o volume para ver como seu pet reage!
Agora que você já sabe como acalmar um gato assustado, que tal conferir nossas dicas de saúde, alimentação e comportamento para manter seu pet sempre feliz e ronronando? Acesse o blog WHISKAS® e explore o universo felino com a gente!