WHISKAS BR

Entre uma chave principal abaixo para buscar por artigos e produtos.

[{"text":"Home","url":"\/"},{"text":"Bem estar","url":"\/bem-estar"},{"text":"Saude","url":"\/bem-estar\/saude"},{"text":"Conjuntivite em gatos tudo o que voce precisa saber","url":""}]

Conjuntivite em gatos: tudo o que você precisa saber

Imagem de um gato tigrado marrom, preto e branco sentado ao lado de seu tutor que está limpando um de seus olhos.

A conjuntivite é uma inflamação bem conhecida nos humanos e que também afeta a saúde dos felinos. Apesar de ser frequente, ela pode desencadear sintomas graves e levar o animal à cegueira ou perda do olho. Por isso, deve ser tratada com muita seriedade.

Para te ajudar a entender e identificar melhor a doença, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a conjuntivite em gatos, desde suas causas até sintomas, tratamentos e formas de prevenção. Confira, a seguir! 

O que causa conjuntivite em gatos?

Imagem de um gato cinza deitado de olhos fechados e a cabeça em pé em um pano e fundo da imagem branca.

A conjuntivite pode ser provocada tanto por uma inflamação nos olhos quanto por outras doenças sistêmicas que se espalham pelo organismo. As duas principais causas são:

  1. Herpesvírus felino: esse é o principal causador da conjuntivite em gatos e de outras doenças comuns, como a gripe felina e a síndrome respiratória.
  2. Bactéria Chlamydia sp: é responsável por causar clamidiose felina, uma infecção que atinge, principalmente, gatos de rua. A doença, por sua vez, pode desencadear inflamações nos olhos e sintomas de gripe, provocando a conjuntivite bacterina. Em casos mais graves, ela também leva à ruptura das córneas, cegueira e perda dos olhos.

Quais são os sintomas da conjuntivite felina?

Perceber a inflamação nos olhos não é uma tarefa tão difícil. Entretanto, a conjuntivite dá diversos outros sinais que podem passar despercebidos no estágio inicial. Para identificá-la o mais rápido possível, atente-se aos seguintes sintomas:

  • Olhos vermelhos;
  • Excesso de piscadas;
  • Aumento das secreções nos olhos;
  • Remelas amareladas ou escuras;
  • Machas ao redor dos olhos;
  • Dificuldade para permanecer com os olhos abertos.

Como muitas vezes a inflamação está relacionada com a gripe felina, também é importante ficar de olho em sinais gripais, como espirros, febre, falta de apetite e de disposição. Ao notar o gato com olho irritado ou qualquer outro sintoma mencionado, procure por um veterinário imediatamente.

Como tratar conjuntivite em gatos?

Imagem de um gato tigrado caramelo, preto e branco deitado em uma mesa com um médico veterinário pingando um colírio para conjuntivite em gatos em seu olho.

Para realizar o tratamento adequado, é preciso identificar a causa da inflamação primeiro. Com o diagnóstico em mãos, o veterinário poderá indicar antivirais ou antibióticos para conjuntivite em gatos, além de outros remédios para tratar doenças secundárias, como a gripe felina. Soro fisiológico, colírio e pomadas também podem ser prescritos para limpar as secreções na região.

Seja qual for a situação, siga as orientações do veterinário e não tente medicar ou limpar o animal por conta própria. Tratamentos alternativos e sem acompanhamento médico podem prejudicar ainda mais a saúde física e mental do pet.

Quanto tempo dura a conjuntivite em gatos?

Com o tratamento adequado, a conjuntivite tende a sumir em uma ou duas semanas. Vale ressaltar que você deve seguir as orientações médicas por todo o tempo de tratamento indicado, mesmo que o gato apresente melhoras e a conjuntivite não esteja mais visível. A interrupção dos cuidados antes da hora pode provocar reinfecção.

Como prevenir a inflamação?

Imagem de um gato tigrado laranja e amarelo deitado em uma mesa recebendo uma vacina de um médico veterinário.

Mesmo sendo uma doença comum e que atinge milhares de felinos, a conjuntivite não é tão fácil de prevenir. Entretanto, existem algumas dicas que podem reduzir os riscos de contrair a inflamação. 

A primeira delas é manter a vacinação dos gatos em dia: a vacina polivalente, também conhecida como V4, protege o animal contra a gripe e o herpesvírus felino, que, como vimos, é o principal causador da conjuntivite. Vale ressaltar que tanto a polivalente quanto outras vacinas são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e garantir o bem-estar do animal.

Além disso, é fundamental que você bloqueie o acesso às ruas para evitar o contato do felino com animais doentes, que podem transmitir diversas doenças através de mordidas, unhadas, contato com fezes e salivas, etc. Caso queira levar o gato para passear, saia sempre com guia e coleira. 

Por fim também é importante que você invista em uma rotina saudável para o pet, com atividades físicas, visitas ao veterinário e alimentação balanceada. E é claro que você pode contar com WHISKAS® para melhorar a nutrição do felino: nossas rações secas e úmidas oferecem todos os nutrientes que ele precisa para crescer e se desenvolver forte e saudável.

Todas as receitas são criadas em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, você garante a qualidade e segurança alimentar que seu pet merece. Conheça os produtos em nosso site agora mesmo!


Aqui no site WHISKAS®, você confere diversas dicas de saúde e bem-estar para cuidar dos felinos e oferecer o máximo de qualidade de vida. Acesse e saiba mais! 

Compre WHISKAS® a qualquer hora e em qualquer lugar

Procurando por produtos WHISKAS®?
Clique e confira nossas lojas parceiras